A Last2Ticket é uma empresa do Porto que tem como objetivo a comercialização de bilhetes online através da transformação do modelo tradicional, em papel, num modelo eletrónico, que é “recebido automaticamente no e-mail e no telemóvel”, esclarece Catarina Simões, gestora executiva da Last2Ticket. Este novo método de compra de bilhetes evita a deslocação à bilheteira e facilita a compra até minutos antes do início do evento.

Para tal, basta que o utilizador aceda ao site da Last2Ticket e escolha o evento que pretende. “Após efetuar a escolha, e assim que o pagamento é efetuado, o bilhete é enviado eletronicamente, de um modo quase instantâneo, para o e-mail da pessoa que fez a compra”. Catarina Simões garante que, com o sistema de bilhetes eletrónicos, o utilizador pode optar por imprimir o bilhete ou “usá-lo no smartphone, no tablet ou noutro suporte digital e ir diretamente para o evento”.

A empresa desenvolveu ainda a solução que permite a validação e verficação eletrónica dos bilhetes em formato eletrónico. A gestora executiva da Last2Ticket explica que esta “validação pode acontecer através de validadores portáteis, na prática pequenos computadores/telemóveis que fazem validação em qualquer lugar”. Este sistema “permite toda a segurança na identificação de que este bilhete é único, que não foi copiado e que é verdadeiro”.

A tecnologia, desenvolvida pela equipa de programadores da empresa, “permite a desmaterialização dos tradicionais bilhetes de espetáculos, conferências, formações e outros eventos, otimizando os custos dos promotores e permitindo a compra rápida, fácil e segura ao público em geral”, esclarece o site da Last2Ticket. A principal vantagem deste sistema em relação aos sistemas de bilhética digitais já existentes reside no facto de não ser necessário “qualquer equipamento ou hardware (servidores, computadores, impressoras)” colocado no local do evento. “Toda a solução é portátil e pode funcionar em qualquer ponto do mundo”, destaca Catarina Simões.

Bilhetes online: promoção e controlo de vendas em tempo real

A empresa existe há cerca de um ano e desde agosto de 2011 que este sistema já está em implementação. O primeiro evento com validação de bilhetes eletrónicos, pela Last2Ticket, ocorreu no festival de verão “Surf at Night”. Desde então, já foi aplicado em eventos como as formações da Associação Empresarial de Portugal (AEP) e no sistema de gestão do Portugal Fashion outono/inverno 2012/2013.

Nas palavras de Catarina Simões, este sistema vem “simplificar a vida de quem compra e de quem promove, através de maior controlo sobre as suas vendas, com informação em tempo real”. Os bilhetes eletrónicos apresentam-se como uma solução mais eficaz e económica em termos de divulgação, pagamentos online, gestão de vendas e validação de bilhetes nos locais dos eventos.