O TED é uma fundação sem fins lucrativos que nasceu nos Estados Unidos da América em 1984, mas a primeira conferência aconteceu só em 1990. De acordo com um dos elementos da organização do TEDx no Porto, Norberto Amaral, as conferências servem para juntar “pessoas de três setores muito distintos – tecnologia, entretenimento e design – e pô-las a trocar ideias”. Atualmente, este conceito já se ampliou e agora abordam-se também temas como “ambientalismo, antropologia, psicologia, sociologia, economia e muito mais”, acrescenta.

Em Portugal, a primeira conferência TEDx realizou-se 20 anos depois da primeira, em 2010, na cidade do Porto. Norberto Amaral afirma que após essa primeira conferência, o TEDx alcançou, desde logo, “um estatuto de referência pela qualidade dos seus oradores e pela sua dimensão” em Portugal.

Depois deste evento no Porto, as conferências depressa se deslocaram para outras localidades como Braga, Aveiro e Viseu. Este ano, o TEDx vai estar pela primeira vez na cidade de Barcelos. “Caminhos Diferentes” é o tema escolhido para esta conferência que se vai realizar também a 28 de abril.

Já há fellows em Portugal

Catarina Mota, co-fundadora da organização OpenMaterials, é a primeira TED Fellow portuguesa. O seu gosto pelos eventos TED surgiu a partir das TED talks online. Catarina tomou conhecimento das candidaturas em novembro do ano passado e uma vez que sempre teve vontade de ir a uma destas conferências, “mas não tinha ainda tido oportunidade por se tratarem de eventos bastante caros”, candidatou-se. O objetivo deste programa é o de dar oportunidades a pessoas que, normalmente, não têm possibilidades de participar. Catarina Mota vai estar presente na TEDGlobal, que este ano vai ter lugar em Edimburgo, em junho. Além das duas conferências TED anuais, os fellows participam também “numa série de workshops e reuniões com o objetivo de ajudar cada um a levar os respetivos projetos mais longe”, acrescenta a jovem.

Terceiro TEDx O’Porto conta já com onze oradores

Este ano, o evento realiza-se no Mosteiro de São Bento da Vitória, sob o tema “Das Tripas Coração”, para trocar ideias sobre como ultrapassar a crise que o país enfrenta. O programa TEDx O’Porto deste ano vai estar dividido em quatro painéis: “Mundo”, “Sonhar”, “Saber” e “Vida”.

Até agora estão confirmados onze oradores e, entre as confirmações mais recentes, figuram nomes como José Paixão, um portuense que pretende fazer vingar uma nova forma de negócios na web, Rick de Gaay, um holandês que percorreu todo o continente africano para promover as energias renováveis e, ainda, João Lopes Martins, o arquiteto que quer pôr em marcha o projeto “Arrebita Porto”.

Miguel Gonçalves também é um dos oradores do TEDx O’Porto 2012. Decidiu aceitar o convite para tentar “adicionar valor às pessoas que lá vão estar”. O orador esteve também presente no TEDx Braga de 2011 e o vídeo do seu discurso tornou-se viral, ultrapassando as 400 mil visualizações. Para Miguel Gonçalves, a fama do vídeo deve-se, “naturalmente, à mensagem: é relevante, necessária e há poucas pessoas com sonhos para a gritar bem alto”.

Para o orador, é necessário dizer aos jovens portugueses que a “vida depende deles e devem seguir os seus objetivos, sonhos e ambições de forma obsessiva e obstinada, até funcionar”. Miguel Gonçalves acrescenta que, para este evento no Porto, irá ser apresentado um novo conceito mundial. Sem revelar muito mais, Miguel Gonçalves levanta um pouco a ponta do véu e diz que haverá “novamente navegadores em Portugal”.