Em 1999 J. K. Rowling publicou o primeiro livro daquela que iria ser uma das sagas mais famosas de sempre. “Harry Potter” é um exemplo de sucesso garantido em todo o mundo. O oitavo e último filme de Harry Potter estreou nos cinemas no verão de 2011, encerrando, assim, a história da adaptação cinematográfica de uma das coleções de livros mais lidas de sempre.

No entanto, a Warner Bros. está determinada em não deixar morrer esta saga e investiu cerca 119 milhões de euros para tornar os estudios Leavesnten, onde foram gravados os filmes, nos arredores de Londres, numa atração turística. Os estudios abriram ao público este sábado, 31 de março.

Os estudios têm cerca de 14 mil metros quadrados e lá é possível observar as maquetes, cenários e guarda roupa dos oito filmes da saga. A visita turística demora três horas e começa no grande salão de Hogwarts, onde todos os alunos se reuniam. A divisão é feita de paredes de pedra falsa, mesas grafitadas e piso de pedra verdadeiro.

Fazem também parte desta visita a sala comum dos Gryffindor, o gabinete do professor Albus Dumbledore, a cabana de Hagrid, a cozinha da família Weasley e o Ministério da Magia. Todas estas divisões contêm o mais infímo detalhe, desde dos manuscritos e quadros do gabinete de Dumbledore até às poções e loções guardadas no dormitório de Harry Potter.

Bilhetes esgotados para os próximos meses

Para além destes cenários estão, também, em exposição os manequins robóticos da aranha Aragorg, do hipógrifo Buckbeak e objetos emblemáticos da história, como a pedra filosofal e o cálice de fogo. O objetivo é mostrar aos visitantes o trabalho meticuloso que é necessário ter antes de cada filme.

Durante esta visita é, igualmente, possível ver alguns dos efeitos especiais utilizados na realização de feitiços e na criação de criaturas como dragões e elfos.

A visita termina com a ida a “Diagon Alley” que é finalizada com a entrada no salão onde está a maquete do castelo de Hogwarts, contruída na altura de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” para realizar planos gerais do castelo. Mais de 2500 luzes foram colocadas no edíficio para simular tochas.

Os bilhetes já estão esgotados para o próximos dois meses e custam 28 libras para adultos (33,50 euros) e 21 libras para crianças (25 euros). Os menores de cinco anos têm entrada livre.