Esta quarta-feira, o Benfica joga aquela que pode ser a sua última partida na presente edição da Liga dos Campeões. Os “encarnados”, que têm protagonizado um percurso de sucesso na liga milionária, vão a Londres tentar inverter o resultado da primeira mão. O Chelsea ganhou por 1-0 no estádio da Luz, com o golo a ser apontado pelo avançado costa-marfinense Salomon Kalou. As decisões ficaram, ainda assim, adiadas para a segunda mão, que se disputa às 19h45 desta quarta-feira, em Stamford Bridge.

Depois de ultrapassar a fase de grupos sem derrotas e de bater o Zenit de S. Petersburgo nos oitavos-de-final, a formação comandada por Jorge Jesus não entrou bem na disputa pelo “top 4” do futebol europeu. Na passada terça-feira, o Benfica não aproveitou o fator casa e protagonizou uma exibição aquém das expetativas. Apesar de o Chelsea ter rodado elementos de segunda linha, conseguiu levar de vencida a equipa da Luz e parte agora na frente da luta pelo lugar na meia-final.

Apesar da dura missão que se avizinha, o Benfica demonstra capacidade concretizadora nos jogos fora de portas, tendo marcado em todas as deslocações relativas à Champions. Exemplo disso é o empate a duas bolas em Old Trafford, terreno do Manchester United, líder da Premier League. Os encarnados vêm também de um resultado moralizador, depois de bater o Sporting de Braga por 2-1, resultado que permitiu ultrapassar os bracarenses na tabela da Liga Portuguesa.

Já os “blues” mantêm um registo muito positivo após a saída de André Villas-Boas. Desde que assumiu o banco dos londrinos, Roberto di Matteo venceu seis dos oito jogos que disputou, incluindo a vitória na Luz. Também Fernando Torres parece ter voltado aos bons momentos. O avançado espanhol, que custou cerca de 60 milhões de euros e chegou a ser o 3.º melhor do mundo em 2008, parece ter voltado finalmente aos golos, depois de um período de “seca” que levou ao desespero os adeptos do Chelsea.

No lado do Benfica, são muitos os problemas no centro da defesa. Ezequiel Garay, Jardel e Miguel Vítor estão ausentes por lesão. A dupla de centrais poderá ser composta por Luisão – que mesmo assim ainda está em dúvida – e Javi Garcia, que, habitualmente, joga na posição de médio defensivo. Jorge Jesus decidiu premiar o capitão do escalão de juvenis, João Nunes, com uma viagem a Londres. Todavia, o jovem central não vai poder jogar, pois não se encontra inscrito nas competições europeias. No Chelsea, estão em dúvida o ex-benfiquista David Luiz e o avançado Didier Drogba, ambos a contas com problemas físicos.

O árbitro escolhido pela UEFA para dirigir a partida é o esloveno Damir Skomina. O internacional já arbitrou o Benfica por duas vezes: no jogo deste ano frente ao Man. United, na Luz (1-1) e na vitória encarnada em Marselha, há dois anos (2-1).

Jesus pede a sorte do Chelsea na primeira mão

Na antevisão da partida, Jorge Jesus diz ainda acreditar plenamente na passagem da sua equipa. “Se tivermos a sorte que o Chelsea teve em Lisboa, seremos vencedores amanhã”, atirou. O treinador encarnado alerta ainda que Luisão “dificilmente jogará”, pelo que a opção para acompanhar Javi Garcia no centro da defesa deverá ser o lateral Emerson.

Ainda em dúvida para a partida, o capitão dos “encarnados”, Luisão, realçou o “sabor amargo” que ficou do jogo da primeira mão, onde acha que o Chelsea não mereceu vencer. “Ficou provado que nem sempre a melhor equipa em campo ganha o jogo”, afirma. O defesa brasileiro diz, ainda, que a equipa tem um caráter muito forte e deu a receita para a vitória. “Em Londres precisamos de ser fortes defensivamente, ter a posse de bola e mais sorte no ataque. Sei que é difícil, mas é possível e nós vamos lá com muita fé”, revela.

Apesar da vitória fora de portas na primeira mão, o italiano Roberto di Matteo mostra-se cauteloso. “A vantagem de 1-0 é basicamente nada e os jogadores sabem disso. Temos de ganhar o jogo e ter a mesma abordagem que tivemos com o Nápoles”, defendeu em conferência de imprensa de antevisão à partida. “Teremos de fazer um grande jogo para conseguir superar o Benfica. O facto de estar em vantagem dá-nos confiança em termos individuais e coletivos”, conclui.

Esta cautela também foi partilhada por Bratislav Ivanovic e Frank Lampard, prováveis titulares da formação londrina. Em declarações à Chelsea TV, o defesa sérvio lembrou que o Benfica não tem nada a perder e que os jogadores do Chelsea precisam de estar muito concentrados.