O projeto “Sky Network”, do arquiteto português Tiago Barros, residente em Nova Iorque, faz parte da exposição internacional organizada pela Architectural League no Museum of the City of New York, até 15 de julho.

A ideia consiste numa rede para peões que faria a ligação entre os edifícios de Nova Iorque. O projeto surge como alternativa numa altura e numa cidade em que as estradas estão constantemente congestionadas. A entrada só seria permitida a peões e a formas de transporte amigas do ambiente. O resultado da criação das pontes entre edifícios seria o aumento em 30% de novos espaços de circulação.

O “Sky Network” seria, também, uma forma de ajudar o ambiente, uma vez que teria sensores capazes de converter o movimento das pessoas em energia, para iluminar as ruas do solo.

A ideia de Tiago Barros fez parte de um concurso promovido pela Arquitectural League, que contou com a presença de mais de 120 equipas de vários países. O “Sky Network” não ficou entre os oito vencedores, mas foi convidado para integrar a exposição final.