Fazer chamadas de vídeo, mandar mensagens, marcar eventos e consultar o tempo são várias coisas que se podem fazer nos chamados “smartphones”. Mas a Google quer ir mais além e disponibilizar estes serviços em…óculos. Os Project Glass são o novo projeto da Google, apresentado em vídeo na rede social Google+.

Apesar de ainda estar numa fase embrionária, os óculos são um grande passo no que toca à informação em tempo real. No vídeo demonstrativo, o utilizador olha para a janela e aparecem as informações meteorológicas, assim como onde deve virar para seguir o seu caminho. O projeto pretende oferecer uma comunicação através de áudio, vídeo e parece incorporar uma câmara, tudo a funcionar com comandos de voz.

O jornal “The New York Times” apontou que o preço deste equipamento rondaria os 190 e 450 euros e que estaria disponível no final deste ano. Contudo, há especialistas que descartam que isso venha acontecer tão brevemente.

A empresa lançou o preview dos Project Glass para estudar as reações dos utilizadores. Apesar das opiniões se dividirem entre o ceticismo e o entusiasmo, o certo é que o conceito de realidade virtual acessível a todos pode estar cada vez mais “à vista”.