A empresa turística Douro Azul suspendeu o percurso de 10 autocarros panorâmicos, os novos Blue Bus, pela zona da Ribeira do Porto. De acordo com Rui Saraiva, gestor da Blue Bus, tudo isto começou com alguns comerciantes que, “percebendo a concorrência e a dimensão da Douro Azul”, começaram a “alimentar algumas pessoas (…) para que elas se exprimissem contra a ida dos autocarros (…) à praça da Ribeira”.

O percurso

O JPN esteve presente na viagem experimental do Blue Bus, que passou por vários pontos turísticos do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Assim, a empresa decidiu “não pressionar a ida” ao local histórico, apesar de a zona fazer parte do “percurso inicial” e ser o local onde seria feita a “primeira paragem de arranque de serviço”. Rui Saraiva afirma que a medida surgiu também para não “criar más vontades” em relação a uma operação que “tem tudo para ser um sucesso”.

A alternativa passa pela Ribeira de Gaia, cujos comerciantes já se pronunciaram de uma forma positiva em relação ao percurso, uma vez que “têm sentido, por vários fatores, uma quebra nas receitas”, diz.

A Douro Azul, ao perceber que havia oposição ao serviço de autocarros, “pediu para fazer um inquérito junto dos comerciantes da zona da Ribeira”, que veio a revelar que, dos 31 estabelecimentos contactados, apenas sete “mostraram que estavam contra”, de acordo com o responsável pela Blue Bus. O gestor acrescenta ainda que algumas das sete opiniões contrárias não eram “contra a ida da Douro Azul”, mas sim contra a existência de um “tratamento diferenciado”, já que “eles próprios tinham sido limitados na ida para fazer as cargas e descargas”.

A Douro Azul, que explora o setor dos navios turísticos no rio Douro, apresentou os autocarros panorâmicos, Blue Bus, no final de março. O serviço conta com dez veículos que vão percorrer 37 quilómetros.