O App Day consiste numa série de palestras com oradores especialistas a construir aplicações. O conceito surgiu pela necessidade de atualização constante que os dias de hoje exigem, mas não só. “As expetativas que o consumidor de tecnologia comum tem em relação às ‘apps’ que descarrega para os seus dispositivos está a mudar”, explica Leonor Gaudêncio, da organização.

Segundo a organizadora, “a experiência de utilização está a tornar-se tão ou mais importante que a funcionalidade e isto implica mudanças na maneira como o desenvolvimento de uma “app”
é abordado”. A ideia é expandir a discussão para além da componente tecnológica e abranger as componentes de design, experiência de utilizador “e até mesmo de negócio”.

As palestras serão dadas por três oradores. Tiago Andrade e Silva trabalha na Microsoft e
“neste momento, é a cara do desenvolvimento de apps para Windows 8 em Portugal”, conta
Leonor Gaudêncio. Este orador vai fazer “uma visita guiada pela nova versão do sistema operativo, mostrando, também, as novas plataformas e linguagens de desenvolvimento de apps”. Beatriz Oliveira, da empresa Bind, é oradora internacional na área do design e vai “explicar os conceitos da interface Metro do Windows 8 e como desenhar apps de acordo com as suas regras”. Nuno Silva, também da Microsoft, é, paralelamente, com Tiago Andrade e Silva, “a cara do desenvolvimento de apps para Windows Phone 7”.

Leonor Gaudêncio refere que, apesar de ser um evento que não permite muita componente prática, haverá “sempre espaço para demonstrações”, podendo, quem assiste, tirar dúvidas com os oradores. A organização é da Microsoft Student Partners, estudantes que têm uma ligação à Microsoft, sendo que a Universidade Fernando Pessoa cede o espaço. O evento, de entrada livre, começa às 09h30 e a última sessão será às 17h00, no dia 24 de abril. As inscrições são obrigatórias e podem ser enviadas por email até dia 23.

Leonor Gaudêncio deixa o convite: num dia “dedicado às mais recentes tecnologias com pessoas bastante experientes”, as sessões vão “certamente deixar qualquer um com vontade de pegar no portátil e começar a desenvolver apps na hora”.