A Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) promove as suas II Jornadas Pedagógicas, um ciclo de conferências e debates em torno das Políticas de ensino superior. Em cima da mesa vão estar a qualidade do Ensino Superior, as práticas pedagógicas, o Processo de Bolonha e as bolsas de estudo.

Durante os dias 11, 12 e 13 de abril, personalidades do panorama político e do meio académico juntam-se no Grande Auditório da FEUP para discutir as práticas pedagógicas. Em declarações ao JPN, o presidente da AEFEUP, Ricardo Cardoso, salienta a importância das Jornadas. “Todas estas temáticas afetam, direta ou indiretamente, a comunidade académica, especialmente os estudantes”, diz, relembrando que “é para eles que as associações de estudantes trabalham”.

De acordo com o presidente da AEFEUP, as jornadas pretendem “informar as pessoas sobre estas temáticas e, por outro lado, conseguir que desenvolvam uma perspetiva crítica e uma opinião sustentada sobre elas”. “Pode tornar-se num momento único de interatividade académica, entre os estudantes, os docentes e os funcionários”, acredita.

“Cruzamento de perspetivas” no debate sobre o ensino superior

“Tentamos recolher os melhores especialistas ou pelo menos alguns dos melhores, nas diferentes temáticas abordadas”, afirma Ricardo Cardoso, acrescentando que as jornadas adotam “uma postura informativa e uma postura de cruzamento de perspetivas: daí a escolha de convidados com perfis notoriamente diferentes”. O programa divide-se em seis temáticas distintas.

No dia 11, as jornadas abrem com o tema “Ação Social Escolar”, contando com a participação de, por exemplo, João Carvalho, administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) e José Soeiro, sociólogo e membro do Bloco de Esquerda. No mesmo dia, às 17h00, discute-se o “Financiamento do Ensino Superior”.

O segundo dia das Jornadas inicia-se com “Práticas Pedagógicas por Excelência”, com intervenções de professores catedráticos da UP e do próprio presidente da AEFEUP. À tarde, um dos destaques da programação: três ex-ministros da Educação, Eduardo Marçal Grilo, Luís Valente de Oliveira e Pedro Lynce, juntam-se a Alexandre Quintanilha e, sob a moderação do reitor da UP, José Marques dos Santos, debatem a “Qualidade do Ensino Superior num Portugal de Futuro”.

No último dia, a ordem de trabalhos inicia-se com a “Rede do Ensino Superior”, com a presença de oradores como Adriano Moreira, politólogo e ex-ministro, e Alberto Amaral, ex-reitor da UP. O debate contará com a moderação de Sebastião Feyo de Azevedo, atual diretor da FEUP. As Jornadas encerram com o “Processo de Bolonha: Balanço e Expetativas”. De acordo com Ricardo Cardoso, trata-se de um tema que está sempre na agenda dos estudantes, mas que muitas vezes os fazem “navegar à nora”, pelo que será “muito interessante ouvir as perspetivas destes especialistas”.

A participação nas II Jornadas Pedagógicas é livre, pelo que a AEFEUP espera uma adesão positiva e que vá além dos estudantes. “A única forma de o ensino superior ter sucesso na nossa sociedade é ter um envolvimento forte com a comunidade exterior a esse mundo”, conclui Ricardo Cardoso.