Os blogues sobre culinária e empresas “take away” surgem sob dois pontos de vista: cansaço após um dia de trabalho ou curiosidade em conhecer novos pratos confecionados por pessoas que não conhecemos, na nossa própria casa. É neste sentido que, em Portugal, têm vindo a aparecer conceitos como “comer fora sem sair de casa”.

O processo é simples: convidam-se amigos a jantar lá em casa mas, como a vontade de cozinhar para tanta gente não é grande, a solução é entrar em contacto com uma destas empresas de “cozinhar ao domicilio”.

Há cada vez mais pequenos negócios que nascem de ideias ou gostos que as pessoas adquirem em diferentes áreas. A culinária na vertente do “cozinhar ao domicilio” tem vindo a ser um negócio em início de exploração em Portugal e são exemplos como “Sushi em tua casa?”, “Da Terra Quente Home Cooking” ou “Uma Mesa Italiana Com Certeza”, que permitem não só o conhecimento de diferentes cozinhas como uma alternativa para os que não gostam ou não têm tempo para estar na cozinha.

Entre sushi, cozinha tradicional portuguesa e gastronomia típica de Itália, o JPN foi conhecer as pessoas que estão por detrás destes projetos, no Porto.

Sushi feito em casa

“Sushi em tua casa?” é o projeto iniciado por Miguel Prata, residente no Porto, que conta já com uma equipa entre três e oito pessoas. Surgiu em outubro de 2010, como “uma brincadeira” entre amigos, conta Miguel Prata. Gosta de fazer pratos tradicionais portugueses, pelo que aliou o gosto pessoal por sushi ao “jeito para cozinhar” e começou esta aventura de cozinhar em casa de outras pessoas, ou simplesmente entregar ao domicilio. O conceito de “Sushi em tua casa?” é simples: “sushi feito de amigos para amigos” refere Miguel Prata.

São essencialmente pessoas mais jovens que requisitam este negócio, embora haja “cada vez mais clientes de uma faixa etária superior”, garante Prata. Os preços podem variar dependendo do número de pessoas, mas a média é de 13 euros por pessoa, o que equivale a 16 peças de sushi. O menu mais requisitado da “Sushi em tua casa?” é uma promoção que inclui 32 peças, “geralmente para duas pessoas”, com o custo de 25 euros. As encomendas são feitas por telefone e o Facebook é a “loja on-line” através da qual Miguel Prata troca informações e recebe pedidos dos que estiverem interessados.

Uma viagem aos sabores de Itália

Bastante diferente é a comida italiana, típica de Génova, que a portuguesa Madalena Pinho e a italiana Roberta Lazzoni apresentam em jantares e festas, através do “Uma Mesa Italiana com Certeza”.
Vivem no Porto mas confecionam algo bastante “diferente do que habitualmente se come em restaurantes de comida italiana”, afirma Madalena Pinho.

A ideia apareceu em junho de 2011, quando as duas amigas decidiram combinar os sabores da comida “típica da região de Génova” e os seus dotes culinários. Fazem jantares para festas, workshops e entregam em casa, sobretudo “salgados e pratos de forno”, na área do Grande Porto.

Desde o tiramisú, “que é diferente dos que estão à venda nos restaurantes”, ao risotto, às lasanhas, e à polenta, tudo pode ser confecionado em casa das pessoas ou entregue ao domicilio. No que diz respeito aos preços, “20 euros por pessoa” é o que cobram quando cozinham fora e em jantares organizados “o preço é combinado com o cliente” mas, geralmente, anda “à volta dos 14 e 17 euros”. Além de cozinharem os pratos, as duas amigas e cozinheiras do “Uma Mesa Italiana Com Certeza” compram os ingredientes e, no final, ainda deixam “tudo arrumado”, refere Madalena Pinho.

Comida portuguesa com produtos saudáveis

A cozinha tradicional portuguesa é o ingrediente principal do projeto “Da Terra Quente Home Cooking”, que Carla Cadavez e Carla Pinto criaram no final do ano de 2010, no Porto.

Tem influências de “Trás-os-Montes e África”, terras de origem das duas amigas que partilham o gosto pela cozinha, refere Carla Cadavez. O objetivo do “Terra Quente” é “proporcionar às pessoas um jantar sem terem grande trabalho”. Comida saudável é o lema de ambas, pelo que, quando cozinham, apostam sobretudo “em produtos naturais”. As ementas variam conforme a estação do ano, sendo que, na altura da Páscoa, “as pessoas pedem cabrito” e, no Natal, são “muitos os pedidos de peru recheado”. Ao longo do ano deslocam-se a casa das pessoas para cozinhar bacalhau com natas, favas estufadas, cogumelos salteados e confecionam outros pratos tradicionais portugueses em casa, para entregar ao domicilio.

Desde os pãezinhos com chouriço ao timbale e ao folhado de alheira, passando pelas espetadas estivais, tudo é caseiro e “ninguém se apercebe que foi feito por outras pessoas”. Há até clientes que chegam a dizer que “parece que foram elas próprias que cozinharam”. Os preços variam conforme o tipo de pratos escolhidos, pelo que num jantar “com entradas, prato principal, sobremesa e bolo de aniversário uma pessoa pode pagar 15 euros, 20 no máximo”.

Além do blogue, o “Da Terra Quente Home Cooking” aderiu também ao Facebook, mas tem sido o “passa-a-palavra” a dar a conhecer este serviço, afirma Carla Cadavez.