Vai-se realizar, de 13 a 15 de abril, mais uma edição do FAPForm, que terá lugar na Universidade da Beira Interior (UBI). Esta formação, que é exclusiva a elementos de associações de estudantes filiadas na Federação Académica do Porto (FAP), tem como objetivo aperfeiçoar as práticas académicas por parte de futuros dirigentes associativos e conta com a presença de Pedro Saraiva, deputado à Assembleia da República, João Queiroz, reitor da UBI, e Maria de Lurdes Correia Fernandes, vice-reitora da Universidade do Porto.

Esta formação terá como objetivo instruir os participantes em temáticas caras aos movimentos associativos académicos. O enfoque deste seminário será “dotar os futuros dirigentes associativos” de conhecimento sobre “legislação do ensino superior, financiamento, ação social e organização de atividades”. Luís Rebelo, presidente da FAP, revela que esta formação terá também uma vertente de think-tank, já que juntará “diversas associações de estudantes”, o que permitirá criar “novas relações” entre os participantes.

Espiríto voluntário é o grande trunfo de um dirigente associativo

Para Luís Rebelo, ser um bom dirigente associativo passa por ter “espírito voluntário” e “disponibilidade”. Também a “capacidade de organização” e a “seriedade” são qualidades que devem fazer parte do perfil de um dirigente de sucesso. “Ser dirigente associativo”, acredita Luís Rebelo, implica “dedicar parte do tempo aos interesses dos colegas”.

Está ainda agendado um debate com os diferentes intervenientes. Em cima da mesa estarão temas recorrentes ligados ao ensino superior: empreendedorismo jovem, assuntos ligados à procura do primeiro emprego e bolsas estudantis serão algumas das matérias. O objetivo é só um: formar melhores dirigentes associativos.