Fundado a 13 de abril de 1945, aquando do fim da segunda Guerra Mundial, foi inaugurado o Clube Português de Cinematografia. Com sede no Porto, o Clube contava com mais duas delegações: Lisboa e Coimbra.

Hoje há uma “rede organizada de cineclubes em Portugal, com cerca de 30 cineclubes, e muitos deles congregam-se numa federação portuguesa de cinematografia, que trata de gerir assuntos gerais dos cineclubes”, explica José António Cunha, presidente do Cineclube do Porto. “Partilhamos, entre todos, programação e conhecimentos. Aliás, temos um membro do Aineclube do Porto que faz parte da direção da federação de cineclubes e outro que faz parte do conselho fiscal”, conta José António Cunha ao JPN.

A novidade desta ano e da comemoração do aniversário é o Clube 8mm, com sessões regulares orientadas para o público infantil e juvenil que combinam projeção de filmes em formato super 8mm, e um espaço-ateliê onde se desenvolverão atividades com os participantes. “É um projeto que já começou no ano passado, mas que tem como início efetivo no domingo [15 de abril]. A ideia é conseguir reunir, regularmente, um grupo de participantes para discutir os filmes e aprender”, acrescenta José António Cunha.

“O que o aniversário tem de particular é a projeção, esta quinta-feira, 12, de um filme que já não é apresentado há muitos anos, numa parceria com a Cinemateca”, diz Cunha. “É um filme em película, ‘Don Roberto de Ernesto de Sousa’, uma sessão rara”, conta.

51% de cinema português em 2011

Aquele que chegou a ser um dos maiores cineclubes da Europa conta hoje com uma programação regular, ao longo do ano, feita, quinzenalmente, no Cinema Passos Manuel. A programação de verão e a altura do aniversário são os dois momentos mais importantes para o Cineclube.

No verão, a programação passa por projeção de filmes ao ar livre com o apoio do Museu Soares dos Reis, da Feira do Livro e do Breyner 85.

A 13 de abril, sexta-feira, no Museu Nacional de Soares dos Reis, vai ser exibido o filme-concerto “Obliviana”, de Pedro Nogueira, pelas 21h30. Já no sábado, 14 de abril, vão ser exibidos, no âmbito do Bairro dos Livros, filmes do arquivo do Cineclube do Porto. A sessão de cinema ao ar livre tem lugar no largo Alberto Pimentel, às 22h00. O último dia da comemoração do aniversário, 26 de abril, conta com a projecão, em DVD, de “Histórias de Shangai”, de Jia Zhabg-Ke, no Cinema Passos Manuel.

José António Cunha adianta, ainda, alguns dados sobre os filmes projetados pelo Cineclube nas sessões de 2011. De acordo com o presidente, 51% dos filmes são cinema português. Já o cinema europeu conta com 18%. Relativamente à duração dos filmes, apenas 18% são considerados curtas-metragens.