A Wikipédia nasceu há 12 anos através de Jimmy Wales e Larry Sanger. Atualmente, o site contém 21 milhões de artigos, 3,9 milhões dos quais escritos em inglês, estando disponível em 284 idiomas. Escritores voluntários podem colaborar com o site e a Wikipédia conta já com cem mil escritores regulares.

Para que os utilizadores possam aceder aos conteúdos do site sem estarem ligados à Internet, a Wikipédia lançou uma versão do site disponível para download. O ficheiro completo tem aproximadamente 9,7 GB e corresponde à versão em inglês da enciclopédia.

A informação foi revelada no blogue oficial por Erik Moller, um dos responsáveis do site. O ficheiro surge no formato OpenZIM que “foi desenvolvido especificamente para partilhar conteúdos wiki”, explica Erik. Estes ficheiros podem ser lidos através de várias aplicações, dando notoriedade à Kiwix, disponível para sistemas operativos Mac, Windows, Linux e Sugar. O ficheiro reúne somente artigos tabelas e ilustrações, deixando de fora as imagens.