A Choc Edge, uma empresa britânica criada por investigadores da Universidade de Exeter, desenvolveu um aparelho que permite fazer a impressão de objetos de chocolate a três dimensões. Apresentada no ano passado, quando ainda não passava de um protótipo, os cientistas esperam que a tecnologia possa estar à venda ainda este mês.

Em declarações à BBC, o coordenador da equipa, Liang Hao, diz que a técnica de impressão é idêntica a outras impressões 3D, popularizadas ultimamente, mas feita com chocolate. Assim, basta criar o modelo 3D no computador, derreter o chocolate e depositá-lo numa seringa incorporada na impressora.

A primeira imagem da impressão assemelha-se à de uma impressora comum. Só depois começa, camada após camada, o processo de criação da forma a três dimensões. Por isso, ao contrário da produção tradicional de chocolate, a impressora não precisa de nenhum molde.

Assim, qualquer pessoa que possua o aparelho pode fazer os seus chocolates. Liang Hao afirma que a equipa tentou melhorar e simplificar “a máquina o mais possível, pelo que é muito fácil de usar”.

De acordo com a Choc Edge, quem quiser comprar a impressora 3D de chocolate, que custa mais de duas mil libras, já pode fazer a encomenda através do seu site.