A ferramenta de definições de conta, “Download your information”, está agora adequada ao “Facebook Timeline”. Além desta alteração, a mudança implica, ainda, um alargamento da informação sujeita a download. Segundo o site Terra Brasil, é, assim, possível ao utilizador descarregar praticamente toda a informação que o Facebook possui da sua conta.

Os dados copiados incluem desde 2010 as informações de definição do perfil (contactos, interesses, grupos), todas publicações partilhadas no mural e os respetivos comentários, fotos e vídeos que o próprio enviou para a sua conta, listas de amigos, notas, eventos e mensagens enviadas e recebidas. A nova alteração envolve, também, “nomes anteriores, pedidos de amizade feitos e os endereços de IP utilizados para fazer o login” na rede social.

A informação é apresentada com o mesmo sistema de navegação que o próprio site: como se o utilizador possuísse um perfil destinado apenas para agregar toda a sua informação pessoal.

O procedimento é o semelhante ao que acontecia com o antigo formato do Facebook. Entrando na página dedicada às definições de conta, surge a opção “Transfere uma cópia”. Ao clicar no botão, o site compõe imendiatamente uma pasta com toda a informação guardada. De seguida, é enviado para o email pessoal do utilizador o link de download da pasta, que só pode ser consultado com a introdução da password.

A rede social entende que as vantagens da ferramenta são o maior controlo sobre as informações partilhadas no site e a obtenção de cópias, para o caso de o utilizador querer reaver dados, fotografias ou vídeos perdidos. No centro de ajuda do Facebook, os responsáveis aconselham várias vezes a que o utilizador tome medidas de proteção da informação. A rede social alerta para a tomada de “medidas de precaução” ao guardar, enviar ou carregar informações para outro serviço.