O “Gira-Discos” é o nome dado ao mercado que irá “fazer as delícias” dos grandes apreciadores de música e, sobretudo, dos colecionadores. Esta feira tem como objetivo vender equipamentos e materiais de música únicos e difíceis, ou mesmo impossíveis, de serem encontrados numa loja.

“Tudo o que tem a ver com música vai estar presente na feira”, garante João Santos, o gerente da loja.

A ideia nasceu com o objetivo de “juntar matéria de clientes da Matéria Prima, que são aficionados de música e colecionadores”, para vender ou trocar. João Santos explica que fizeram “o convite, muito direcionado, uma coisa muito pessoal”, acrescentando que conhecem todas as pessoas que vão estar lá presentes. “Lançamos esse desafio: se tivessem material para vender, nós temos uma cave que está livre aqui a loja”, refere.

Desde discos a t-shirts, CD, cassetes e guitarras vão estar à venda na loja e tudo é permitido, como tipo de música. “Nós demos completa liberdade aos vendedores para o tipo de material que vão vender. Vai haver um pouco de tudo”, conta.

A loja, no entanto, sempre foi muito marcada por música alternativa e contemporânea, experimental e eletrónica. Hoje em dia, “já podem ver pop, música africana e jazz porque nós temos uma selecçao muito abranjente, e amanhã vai haver de tudo”, continua João Santos.

São 10 os vendedores que amanhã vão marcar presença na loja e ter a oportunidade de mostar o seu património musical. “Já não há vagas”, explica, porque “só cabem 10 vendedores na cave”. Mas esta será, “possivelmente, a primeira de muitas” feiras, afirma João Santos, revelando a vontade de repetir.

“As pessoas podem fazer trocas entre elas, em vez de vender”

Normalmente, as feiras são só de discos usados. No entanto, o mercado Gira-Discos distingue-se pela diversidade e não só. “Vamos tentar fazer algo mais delicado do que o habitual das feiras”, algo que não seja só “desfazer-se de discos por um euro”. João Santos dá ainda a certeza da presença de antiguidades e raridades, “vendidos a um preço muito alto, como guitarras vintage, que não se encontram nas lojas.”

A Matéria Prima abre portas para este original encontro às 15h00 e tem como previsão de fecho as 20h00.