A Associação dos Alunos de Engenharia Industrial e Gestão da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AGE-i-FEUP) organiza, a 23 de abril, o debate “Porquê ficar?”. Numa altura em que cada vez mais se fala de emigração, o objetivo é dar a conhecer, em particular aos jovens, as oportunidades profissionais e potencialidades existentes em Portugal.

O responsável pelo departamento de Relações Externas da AGE-i-FEUP, João Sousa, afirma que o objetivo principal “é mostrar aos estudantes que a opção de sair do país” não deve ser “tão prioritária como provavelmente parece entre a comunidade estudantil”. Para o responsável, é imperativo mostrar “que há empreendedorismo em Portugal” e que, “apesar de tudo, a economia consegue acompanhar as evoluções do ensino”. “Acima de tudo, passa por nós, futuras gerações, ajudar a crescer o país”, reforça.

Os oradores do debate vão ser o empresário Rui Moreira e o político e advogado António Lobo Xavier. João Sousa diz que a escolha recaiu nestas duas personalidades, não só “pela dimensão do nome”, mas também porque, pelos ramos profissionais de cada um, podem “dar uma partilha de ideias diferenciada”.

O membro da AGE-i-FEUP garante que a ideia deste debate é “ser informal, num ambiente muito acessível aos alunos”. Diz João Sousa que o próprio moderador do debate, Sarsfield Cabral, “prima muito pela descontração”. Por isso, as expetativas de adesão “são altas”.

Findo o debate, a discussão estende-se à plateia, pelo que se espera que “os alunos que estejam presentes possam intervir”, acrescenta o responsável.

Embora o debate seja “aberto a toda a gente”, João Sousa considera que, pelo tema, “é mais apontado para os jovens universitários”. Ainda assim, a divulgação vai ser feita “por todo o lado”, inclusive nas escolas secundárias, “se houver possibilidade”.

“Porquê ficar?” realiza-se na segunda-feira, 23 de abril, entre as 14h00 e as 17h300, no grande auditório da Faculdade de Engenharia da UP. A entrada é gratuita mas, por questões logísticas, é necessária a inscrição no evento.