O campo de minigolfe do Passeio Alegre, na freguesia da Foz do Douro, recebe o Campeonato Europeu de Minigolfe, de 29 de agosto a 1 de setembro. Além desta prova, a cidade do Porto recebe, nos dias 26 e 27 de maio, a Taça das Nações de Minigolfe.

A organização do evento é da responsabilidade do Clube de Minigolfe do Porto (parte operativa e de planeamento), da Federação Portuguesa de Minigolfe (responsável pela candidatura) e da Federação Europeia de Minigolfe (diretamente responsável pela prova e pela monitorização da mesma). A iniciativa conta ainda com as parcerias da Câmara Municipal do Porto, Porto Lazer, Turismo Porto e Norte, Junta de Freguesia da Foz do Douro e Instituto Português do Desporto e Juventude.

Também a Universidade do Porto (UP) se associa a esta competição. André Campos, membro da comissão organizadora do Europeu de Minigolfe, revela ao JPN que a contribuição da UP se reflete sobretudo através da “promoção e merchandising”, naquela que é uma oportunidade para “promover a instituição internacionalmente”.

Além disso, a UP é ponto essencial na grande inovação promovida pela organização: são os seus alunos os “buddies” que vão acompanhar as seleções. A ideia é baseada no Mundial Universitário de Rugby Sevens 2010, organizado pela UP. Para cada equipa internacional, existe um “buddy”. André Campos esclarece que aos “buddies” compete “estar 24 horas disponível para apoiar as equipas durante a sua estadia em Portugal”.

O programa prevê, para já, o desfile inaugural (entre a praia do Molhe e o Passeio Alegre) e as sessões de abertura e encerramento, que terão lugar no Hotel Ipanema Park. A parte competitiva deverá ter lugar entre as 08h00 e as 16h00 de cada dia, podendo prolongar-se até ás 19h00, caso as condições climatéricas a isso obriguem.

13 portugueses entre os melhores

O apuramento para as provas internacionais é, usualmente, definido pela classificação dos campeonatos dos anos anteriores. Este ano, no entanto, estão a decorrer as jornadas de apuramento na Foz do Douro. Estas definem, a 14 de maio, os sete melhores praticantes masculinos e as quatro melhores atletas femininas, que representarão Portugal no Europeu de agosto. A Taça das Nações, por sua vez, permite a inscrição de quatro equipas mistas (compostas por quatro elementos) por país, pelo que Portugal deverá aproveitar para colocar 16 atletas na prova.

“Há cerca de cinco anos, o minigolfe era um desporto estagnado e envelhecido”, refere André Campos. Ainda assim, garante que “tem havido um grande esforço para trazer juventude para o minigolfe, e isso tem acontecido”. Segundo André Campos, isso é consequência das ações dos clubes do Norte de Portugal. Além do Clube de Minigolfe do Porto, clube com maior dimensão e palmarés do país, André salienta também a contribuição positiva dos clubes de Vizela e Lamego para o desporto em Portugal.

Atualmente, os campeonatos nacionais de minigolfe são disputados por cerca de 150 jogadores – e de acordo com André Campos, 40 a 50% são do Clube de Minigolfe do Porto, que ganha “quatro ou cinco títulos nacionais por ano e costuma representar as cores nacionais na Taça dos Campeões Europeus”.