A reunião do Eixo Atlântico, que iria decorrer esta terça-feira na cidade de Santiago de Compostela, foi hoje suspensa. A decisão surge logo depois do pedido de demissão do autarca da cidade onde estava previsto decorrer o encontro.

Gerardo Conde Roa, presidente da Câmara de Santiago de Compostela e dirigente do Partido Popular espanhol (PP), apresentou o seu pedido de demissão esta segunda-feira, numa conferência de imprensa. Alcaide da cidade há menos de um ano (foi eleito a 23 de maio de 2011), o autarca está envolvido num processo judicial por crime fiscal.

Em declarações à agência Lusa, uma fonte do Eixo Atlântico afirma que o encontro “será realizado numa data a marcar posteriormente”. Ainda segundo a mesma fonte, a reunião deste ano servirá para “encontrar soluções comuns para os problemas da intermodalidade” entre as principais cidades da região.

O Eixo Atlântico reune, tradicionalmente, as cidades do noroeste ibérico com portos e aeroportos, uma vez por ano. O Eixo Atlântico elegeu este ano o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, como seu presidente. No ano em que comemora 20 anos de existência, a reunião deverá contar com a representação das cidades de Vigo, Pontevedra, Vilargarcía de Arousa, Corunha, Ferrol, Monforte e Santiago de Compostela (Espanha), Porto e Viana do Castelo (Portugal).