Arranca esta hoje, segunda-feira, um dos grandes eventos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), a Semana da História da Arte. Conta já com onze edições e este ano volta a agregar o trabalho de professores e alunos de licenciatura e mestrado em História da Arte da FLUP.

Ana Brito, da organização do evento, conta que o grande objetivo desta edição é “quebrar a barreira da FLUP” no intuito de se chegar a “um público geral”. Assim, várias atividades vão decorrer no número 64 da rua Cândido dos Reis, no centro da cidade do Porto, abertas a todos os curiosos.

Partindo do tema central deste ano – “Performance Art” -, o programa inclui vários pontos de destaque. Na FLUP, a sessão de abertura, às 15h00, fica à responsabilidade de Rita Castro Neves. Mais tarde, o filme de Grotowsky, “Príncipe Constante”, vai ser projetado e comentado na rua Cândido dos Reis, por Paulo da Mata. No mesmo local, destaque para a “Performance no Brasil”, com Márcia X. Tales Frey.

Quarta-feira, 18 de abril, é dia de “O Outro Beijo no Asfalto”, performance da Cia Excessos, na Igreja do Carmo. No dia seguinte, quinta-feira, a FLUP albergará “Entr’acte: entre o cinema e a performance”, um trabalho de Hugo Barreira e, mais tarde, pelas 18h00, uma mesa redonda focada na “Performance art nos dias de hoje: debate sobre as identidades, as linguagens, as fronteiras e os âmbitos operativos”.

A rua Cândido dos Reis é o palco para um ciclo performativo, dia 20, às 20h00. No sábado, ainda há uma “Oficina de expressão corporal e projeto de performance: Tote-Frango Fricassé”. A Semana da História da Arte encerra no Anfiteatro Nobre da FLUP, às 22h00, com um recital de guitarra por Tiago Costa Gomes.

Está ainda prevista uma exposição no Instituto Português de Fotografia (IPF) com os trabalhos dos participantes do concurso de fotografia.

Notícia atualizada às 17h01 do dia 19 de abril de 2012.