A Fundação Gulbenkian publicou ontem, segunda-feira, uma enciclopédia online sobre o vasto património de influência portuguesa espalhado pelo mundo. O site permite a interação dos vários utilizadores, através da partilha de informação e de imagens sobre os vários locais de herança lusa.

O portal nasce como uma evolução do projeto impresso “Património de Origem Portuguesa no Mundo – Arquitetura e Urbanismo“, dirigido pelo historiador José Mattoso e publicado pela Gulbenkian. Walter Rossa, professor de Arquitetura da Universidade de Coimbra, é um dos 76 investigadores envolvidos neste “dicionário online”. O professor catedrático disse ao JPN que o trabalho desenvolvido nasceu da necessidade de atualizar e desenvolver a obra iniciada por José Mattoso. “Ao ficarmos com uma síntese do que sabemos, ficamos com uma ideia do que falta saber e das limitações que os meios ‘tradicionais’ têm para isso”, esclarece.

Utilizando as novas tecnologias, o projeto pretende que todos os interessados colaborem no registo de informação sobre “o que foi (e ainda é) a diáspora portuguesa no mundo e os seus efeitos nas gerações descendentes”. Todos os artigos publicados poderão ser descarregados para utilização pública, por todos os interessados.

O site segue o modelo da enciclopédia virtual “Wikipédia”, permitindo a interação dos internautas para inserir, corrigir ou acrescentar itens na bibliografia. Apesar de ser um espaço de partilha, a informação não é publicada diretamente no portal, devido aos risco de conter lacunas ou imprecisões.”Isso é feito pelo backoffice do sistema, depois de um processo de validação da informação que levará entre 30 a 45 dias, sendo que será comunicada ao proponente o resultado desse processo”, explica Rossa.

No seu primeiro dia, o site já apresentava mais de duas mil visitas e cerca de 1.900 artigos. A gestão da informação é feita por um sistema que permite a pesquisa, quer através duma barra de procura, quer navegando sobre um mapa de satélite do GoogleMaps. Também é possível pesquisar diretamente sobre vários menús (geográfico/toponímico, onomástico, autores originais e cronológico) ou pesquisar especificamente sobre as imagens.

A gestão do portal HPIP – Heritage of Portuguese Influence/Património de Influência Portuguesa, será gerido pelas universidades de Évora, Coimbra, Nova e Técnica de Lisboa.