A Toray, uma empresa japonesa, apresentou, este mês, no “4th Highly-functional Film Technology Expo“, em Tóquio, uma capa para computadores e telemóveis que se renova depois de riscada. Só é necessário aguardar 10 segundos e esperar que o aparelho não se risque mais de 20 mil vezes.

A espessura da capa é de apenas 0,001 milímetros, mas o segredo parece estar nos materiais elásticos que a compõem, bem como na sua capacidade amortecedora. Ainda assim, a empresa não pretende revelar os detalhes da fórmula mágica com que espera encaixar mais de 18 milhões de euros.

Para já, só irá ser feita uma versão para computadores e telemóveis, mas a ideia é alargar o produto ao mercado dos smartphones, uma vez que a tendência para estes aparelhos se desgastarem é maior. Além disto, uma outra desvantagem é o facto de a capa só estar preparada para corrigir riscos. Qualquer tipo de acidente mais grave com os aparelhos, como pode ser o caso de uma perfuração, vai ter de ser tratado com um método menos mágico.

Ainda assim, a Toray garante que o sucesso na correção dos risco é visível, ainda mais se as temperaturas forem baixas. A empresa garante que irá produzir o produto massivamente mas, para já, não divulgou nenhum vídeo da capa auto-regenerativa.