Um grupo de cerca de 20 empresas partiram, no início desta semana, para os EUA para uma série de encontros e visitas à procura de oportunidades de negócio. A comitiva, constituída por empresas como a Brisa, a DST Renováveis, a têxtil Lameirinho e a Douro Azul, passou por Nova Jérsia, Nova Iorque e Miami.

A iniciativa promovida pela embaixada norte-americana começou com um jantar de apresentação do embaixador de Portugal, Nuno Brito, em Nova Iorque, e do embaixador dos EUA em Lisboa, Allan Katz. A delegação visitou, também, casos de sucesso empresarial português, como a Padaria Vieira’s e a Câmara de Comércio Luso-Americana de Nova Jérsia.

Margarida Pereira, responsável pelo departamento de comunicação da DST Renováveis, assegura ao JPN que a empresa “pretende dar-se a conhecer no mercado americano e criar oportunidades de negócio”. Para tal, a comitiva encontrou-se com o Citi Bank na Bolsa de Nova Iorque, e com o Banco Espírito Santo. A comunidade empresarial de Miami também recebeu as empresas portuguesas e o subsecretário do Departamento do Comércio norte-americano Francisco Sanchez.

Na área das energias renováveis, “esta iniciativa permitirá estabelecer um contacto mais direto com os principais ‘players’ no mercado”, afirma Margarida Pereira. Sediada em Braga e a apostar na tecnologia mais avançada de produção de energia renovável, a empresa “está já a operar no mercado americano através da sua participada, a empresa Sure Energy, sediada em Nova Iorque”. “Os Estados Unidos são, na atualidade, um dos maiores investidores em energias renováveis”, explica Margarida Pereira.

A DST Renováveis foi uma das empresas presentes na comitiva e elogia este tipo de iniciativas que “ajudam a promover o crescimento das empresas”. Mas alerta para a necessidade de competências e reação das próprias empresas. “O evento social em si não teria significado se as empresas participantes não tivessem capacidade e força anímica”, garante.

A comitiva empresarial conta com parceiros como o Banco Espírito Santo, Universidade de Ciência e Tecnologia de Nova Jérsia, a Enterprise Florida, o Citi Bank, a TAP e Câmara de Comércio Portugal-Flórida. Da mesma comitiva fazem parte, ainda, elementos da Fundação Luso-Americana.

Amanhã, sexta-feira, é o último dia do programa e haverá uma visita à sede do condado de Miami-Dade e ao ‘mayor’ Carlos Gimenez.