A Elo Sistema de Informação é uma empresa de engenharia de sistemas e desenvolveu uma nova tecnologia que permite aos gestores dirigir e estar informado sobre o que se passa sobre a sua companhia em qualquer parte do pleneta. Esta tecnologia foi desenvolvida nos últimos dois anos por uma equipa de quatro programadores, um analista e um coordenador.

O sistema surgiu da necessidade que vários clientes da empresa expressaram em “utilizar a mesma ferramenta independentemente do local onde estejam”, explica Alcides Cruz, membro da Elo.

A ferramenta 100% baseada na web e a génese do produto engloba as novas tecnologias e o paradigma do cloud computing. O sistema tem três funcionalidades principais: assiduidade e planificação de horários, “um sistema integrado de segurança que trata de componentes como o controlo de acessos” e o registo e controlo de atividades.

Existem já várias empresas interessadas no produto. A primeira instalação foi realizada em Angola, “para uma empresa que faz inspeções e certificações de qualidade em plataformas petrolíferas”, assegura o membro da empresa. Em Portugal Continental existe um conjunto de outras entidades que vão receber o produto, uma vez que a sua contratualização já está completa.

Segundo Alcides Cruz, está a ser criada uma plataforma aplicacional que “permite fazer licenciamentos em diferentes modelos de negócio”. Isto significa que pode haver clientes que queiram comprar, como também “clientes que queiram alugar” com a finalidade de utilizarem a tecnologia por “períodos de tempo menores”, acrescenta.