Foi confirmada ontem, quinta-feira, a criação da rede portuguesa de investigação do cancro pelo diretor do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), Manuel Sobrinho Simões. Para justificar a verdadeira necessidade de se criar esta rede, Leonor David, investigadora do Ipatimup e futura coordenadora do projeto, começa por salientar que “Portugal era um dos poucos países europeus que não tinha uma rede nacional de investigação em cancro”.

Assim, em pouco tempo, a European Association for Cancer Research (EACR) manifestou a vontade que fosse criada a rede portuguesa para que a investigação na área fosse feita de um modo integrado a nível europeu e, para a investigadora, “essa vontade tem toda a razão de ser”, até porque “os investigadores em cancro não tinham nenhum sítio em que pudessem discutir o seu trabalho”.

Deste modo, para além de se criar a divisão portuguesa da European Association for Cancer Research, na qual Leonor David também é a representante nacional, os investigadores portugueses passam a ter uma voz comum que lhes permite ter acesso a determinadas instituições europeias. “Esta existência é fundamental para termos um lugar em algumas estruturas europeias, até porque cada vez mais estas estruturas são pontos de diálogo de estruturas nacionais”, garante.

Não se tratando de uma junção de organismos, a multidisciplinaridade é também um conceito chave quando se quer descrever a rede, uma vez que haverá um diálogo mais imediato entre as diferentes áreas que investigam o cancro.

Entretanto, a rede contará, igualmente, com representantes de diferentes instituições nacionais que trabalham na área. À semelhança de outras parcerias que já existem, agora é a vez de criar uma aliança entre o Ipatimup, o Hospital Santa Maria, em Lisboa, a Fundação Champalimaud e o Instituto Português de Oncologia do Porto e de Lisboa para que a rede fique com representantes de alguns dos mais importantes organismos no país que tratam a doença.

Para já não se sabe, no entanto, em que formatos vai funcionar a rede, nem quando entrará em funcionamento.