A agência de relações públicas Burson-Marsteller conduziu um estudo para fazer o levantamento do “top ten” das personalidades mais influentes do Twitter. Entre os portugueses contam-se políticos como Carlos Zorrinho e Edite Estrela. Contudo, no nosso país, os líderes de opinião não se limitam apenas a atores políticos no ativo. Bloggers e jornalistas como Fernanda Câncio, Nuno Gouveia e Daniel Oliveira também se encontram entre os dez portugueses mais influentes na rede social.

Contudo, ao contrário do que acontece noutros países, Portugal não tem nomes entre as figuras mais influentes. O presidente norte-americano ou a “presidenta” Dilma Rousseff são algumas das figuras internacionais que “twittam” com os seus eleitores. Dmitri Medvedev, antigo presidente da Federação Russa, também é fã desta rede social. Em alguns países, grandes vultos da oposição usam o Twitter para fazer chegar as suas propostas à população. Ed Miliband, dirigente do Partido Trabalhista britânico e principal líder da oposição, é um destes casos.

Já na China, a oposição foi varrida do “top dez” das personalidades com mais influência. Apesar de haver casos, como o famoso ativista e opositor do governo chinês, Ai Weiwei, que tuitam frequentemente, estes não aparecem no topo das figuras mais influentes do país. O chinês parece ter mais audiência externa do que interna, não sendo alheio a isso o Partido Comunista local. Neste país, os principais homens de negócios são os que aparentam ter uma maior influência na rede.

No plano da União Europeia, distinguem-se dois nomes sonantes: Herman von Rompuy, presidente do Conselho Europeu, e Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu, partilham as suas opiniões através do Twitter. No contexto da UE, nota-se, igualmente, uma grande influência por parte de jornalistas e bloggers, como é o caso Jean Quatremer, correspondente do jornal francês Libération e dono do blogue Coulisses de Bruxelles.

O Twitter é usado por milhões de utilizadores. Esta rede social permite enviar pequenas mensagens, de 140 caracteres, sendo que, devido à sua imediaticidade, é fonte de muitas notícias de última hora. Políticos, jornalistas, desportistas e atores usam o Twitter para chegar à sua comunidade de fãs, sendo esta uma das principais redes sociais do planeta.