Antes dos sons sintetizados dos Magnetic Fields chegarem à Casa da Música, a 1 de maio, o soul e o hip hop ouvem-se amanhã, terça-feira, na Sala Suggia, pela voz de Aloe Blacc. O músico é presença confirmada no Clubbing, a partir das 23h30, acompanhado pelo quinteto de cordas “The Grand Strings”, liderado pelo compositor e violinista Miki. Este Clubbing encontra-se já esgotado.

“I need a dollar” esteve na boca de muita gente em 2011 e, por isso, Aloe Blacc passou por festivais e salas de espetáculo um pouco por todo o mundo. O músico, natural da Califórnia, já dá cartas na música desde 1995 e, entre o trompete, o piano e a guitarra, editou em 2006 o seu primeiro álbum a solo, “Shine Through”. Em 2010 editou “Good Things”, o álbum que celebrizou o seu tema mais conhecido.

Amanhã, além de Aloe Blacc, a Sala Suggia recebe Funkalicious, um grupo português inspirado pelo funk e soul dos anos 60 e 70. A animação continua pela noite dentro com o DJ António Coutinho, nos bares um e dois, respetivamente, e os DJ Marcos Tavares e Jazzanova DJ Set (by Alex Barck), no restaurante da Casa da Música.

Maio é mês de Magnetic Fields e Jane Birkin

Os Magnetic Fileds são o primeiro nome sonante a surgir na programação de maio da Casa da Música. Com concerto marcado para 1 de maio, terça-feira, às 21h00, a banda de Stephin Merrit regressa à mistura de sons sintetizados e acústicos. “Love at the Bottom of the Sea”, editado no mês passado, percorre os limites do synthpop, noise pop e indie pop. Stephen Merrit é conhecido como um dos melhores autores de canções da sua geração, algo que ficou bem assente após o triplo álbum “69 Love Songs”, editado em 1999. O preço dos bilhetes para este espetáculo varia entre os 20 e os 25 euros.

Rita Redshoes apresenta domingo, 6 de maio, o espetáculo “The Other Women – O mundo nas canções d’Elas”, na Sala 2. O concerto aparece como uma homenagem às compositoras e intérpretes que inspiram a cantora portuguesa. “Elas são: PJ Harvey, Loretta Lynn, Lhasa de Sela, Joan Jett, Nina Simone, Dolly Parton, Joni Mitchell, Amélia Muge, Vahsti Bunyan ou Sheryl Crow”, entre outras. Para 6 de maio estão, aliás, agendados dois concertos de Rita Redshoes: o primeiro será às 17h30 e o segundo tem início às 21h30. A entrada tem o preço de 15 euros.

O leque de homenagens a intérpretes conceituados alarga-se com o espetáculo de Jane Birkin. A cantora inglesa apresentar, a 16 de maio, quarta-feira, o concerto “Jane Birkin canta Gainsbourg”. O repertório do controverso compositor francês Serge Gainsbourg será interpretado pela voz de Jane Brikin, acompanhada por um grupo de músicos japoneses. O concerto da cantora que ficou célebre após o romance com Gainsbourg tem lugar na Sala Suggia, pelas 21h00, e o bilhete tem preços que oscilam entre os 24 e os 30 euros.

Clubbing de maio com “Quantic & Alice Russel”

O Clubbing regressa a 26 de maio, sábado, a partir das 23h00, e conta com a presença do duo “Quantic & Alice Russel”, acompanhado pelos músicos de “Combo Barbaro”. Após o recente álbum “Look Around the Corner”, que juntou o compositor Quantic e a voz soul de Alice Russel, juntam-se também os “Combo Barbaro” que introduzem ao espetáculo um tom de jazz latino.

Na mesma noite, a música dos espanhóis “Sweet Vandals” leva à Sala Suggia os ritmos da música afro-americana dos anos 60 e 70. No espaço do restaurante, o público vai poder ouvir os sets do produtor e DJ norte-americano King Britt, que assentam numa mistura de Miles Davis a Meredith Monk.

Destaque ainda para o regresso dos Madredeus, no dia seguinte, domingo, 27 de maio, num concerto que viaja desde “Os dias de Madredeus”, álbum editado em 1987, até ao mais recente “Metafonia”, produzido em 2008. O grupo português volta aos palcos na voz de Beatriz Nunes, guitarra de Pedro Ayres Magalhães e teclas de Carlos Maria Trindade, acompanhados por um trio de cordas da Orquestra Sinfónica Portuguesa. O espectáculo de um dos grupos de música portuguesa com mais sucesso a nível internacional acontece na Sala Suggia, pelas 21h00, e o bilhete de entrada tem o preço de 28 euros.

Já fora do panorama dos concertos, no mês de maio a Casa da Música propõe o workshop “Família Digital”. A ideia é apresentar, no final do dia, uma composição musical com recurso a software, interfaces como mesas multitoque ou Wii, iPhones e instalações interativas. Os participantes vão ser acompanhados pelos formadores Filipe Lopes e José Alberto Gomes. O workshop realiza-se a 12 de maio, sábado, a partir das 11h00 e o preço varia entre os 7,50 euros por pessoa ou 25 euros para um grupo de quatro pessoas.

O programa da Casa da Música para maio está disponível online e conta ainda com concertos de piano pelo duo “Katia e Marielle Làbeque” e com a música latino-americana apresentada no espetáculo de Susana Baca.