É a Feira do Voluntariado que vai dar início ao Dia do Voluntário. Nesta feira, várias instituições e organizações vão poder dar a conhecer os projetos que levam a cabo. O Núcleo de Estudantes Voluntários da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (NEV) é um dos principais organizadores dos eventos a decorrer neste dia, com especial enfoque na Feira do Voluntariado. Márcia Gonçalves, responsável do núcleo, explica que a feira é um espaço em que “as instituições são convidadas a expôr os seus projetos e a recrutar voluntários.”

Este ano, pela primeira vez, a feira está a decorrer na reitoria, englobada no Dia do Voluntário 2012, depois de algumas edições já terem tido lugar na FEP. “Este ano propôs-se que a Feira do Voluntariado funcionasse fora da faculdade para que mais pessoas pudessem visitar e para que fosse aberta a mais estudantes”, acrescenta a responsável, que salienta que qualquer pessoa pode visitar a feira. Tanto organizações a nível local como nacional vão estar presentes, incluindo a Cruz Vermelha Portuguesa.

Por volta das 10h00 começam as conferências de voluntariado, que abordam diversas temáticas como os desafios na gestão das organizações não-governamentais, as desigualdades sociais e o papel das instituições e do voluntariado na sociedade atual. Entre os oradores convidados encontram-se Maria Olinda Novais, presidente da Cruz Vermelha, e Manuel Janeira, pró-reitor da Cultura, Desporto e Lazer da UP.

“Cada vez há mais gente a precisar de ajuda”, muito por causa de condicionantes económicas, destaca Márcia Gonçalves. “Este evento é muito importante por promover a cidadania e a responsabilidade social”, remata.

Cada vez mais estudantes doam o seu tempo aos outros

João Pereira da Silva, membro do Núcleo de Estudantes Voluntários da FEP, espera que “este dia seja uma marca na conquista de novos voluntários”. O voluntário acredita que o sucesso do evento vai “nesse sentido, uma vez que nenhum dos grupos quer promoção própria”. Todos pretendem contribuir para aumentar a “conscencialização da sociedade para a importância do voluntariado, principalmente no momento difícil que atravessamos”.

“Acho que, como jovens, devemos ser os primeiros a ‘vender’ esperança e a tentar construir um mundo melhor, mais justo”, remata. João Pereira da Silva cita dados da Comissão de Voluntariado da Universidade do Porto para demonstrar o aumento no número de voluntários. Em 2010, os estudantes voluntários rondavam os 700 e, em 2011, o número subiu para os 1100. “Este crescimento pode ser justificado pela importância que os vários grupos de voluntariado existentes nas faculdades vão ganhando mas, também, pelo facto de os nossos jovens, hoje, estarem mais atentos ao mundo do que estavam antes”, reflete.

Este dia é uma organização conjunta da Comissão de Voluntariado da UP, do Núcleo de Estudantes Voluntários da FEP, do Grupo de Estudantes Voluntários da FDUP, FEP Solidária e Voluntariado Universitário. O 3.º Dia do Voluntário vai decorrer entre as 09h30 e as 19h00 de dia 24, terça-feria, na reitoria da Universidade do Porto, na praça Gomes Teixeira. Apesar da entrada nas conferências ser gratuita, é necessária inscrição prévia.