Para comemorar o 38.º aniversário da Revolução dos Cravos, o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, juntamente com a Ideias Concertadas, vai acompanhar, em direto, a Revolução de 1974, no Facebook. A iniciativa “De 24 para 25 de Abril – emissão histórica em direto” pretende recriar, passo a passo, os acontecimentos que eclodiram no fim do Estado Novo.

O projeto promete uma viagem no tempo aos utilizadores que acederem à página do Facebook, com a disponibilização de textos, imagens e sons sobre os acontecimentos vividos na “noite que mudou Portugal”. Maria Natércia Coimbra, diretora técnica do Centro, disse ao JPN que o objetivo da iniciativa é “valorizar o vasto património, já digitalizado na página da Internet, mas de forma mais entusiasmante, utilizando as novas redes sociais e facultando informação que pode ser lida à hora em que os factos aconteceram”.

A cronologia em tempo real resulta de duas fontes documentais. A primeira, o livro “O pulsar da revolução”, apresenta uma cronologia dos acontecimentos entre 1973 e 1976. O segundo é um manuscrito feito por militares que estavam no posto militar da Pontinha onde, desde o dia 24 de abril de 1974, fora clandestinamente preparado o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, e que ia apontando todas as comunicações efetuadas com as unidades revolucionárias.

Este último documento foi doado à instituição há cerca de dez anos e completado com entrevistas a figuras como José Eduardo Sanches Osório ou Otelo Saraiva de Carvalho, dando origem ao livro “A Fita do Tempo da Revolução, A noite que mudou Portugal”.

Esta ação tem inicio às 22h00 de hoje, 24 de abril, e prolonga-se até à noite de 25, estando os conteúdos disponíveis, posteriormente, para consulta online. O Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, criado em 1984, é uma associação com a missão de recuperar e organizar o material documental sobre “os acontecimentos de 25 de abril de 1974, os seus antecedentes e consequências”.