“Conjugar, numa semana, a oferta de experiências e saídas profissionais para os jovens, proporcionando-lhes uma viagem ao seu futuro”. A isto se propõe a primeira edição daNewcomers Week que, de 24 a 29 de abril, vai trazer à Exponor temáticas tão variadas como orientação profissional, novos talentos, novas profissões, moda, música ou artes plásticas.

Este evento foi criado “a pensar na juventude” e no futuro desta. Para tal, quer proporcionar aos jovens “uma viagem de percursos / interesses que refletem o seu estilo de vida”, como se pode ler no site do evento. Além da questão das profissões, pretende-se que haja experimentação e uma “visão global”, do papel do jovem na sociedade e o que isso pode acarretar para o futuro. A ideia é orientar os jovens através de uma “formação menos tradicional”, acrescenta Carla Maia, da organização.

Para tal, esta iniciativa associa-se a outros eventos como a Qualific@, uma feira de emprego e formação e o AcrobActic, concurso internacional de design de moda. Um dos eventos mais populares também presentes nesta semana é o EUROBATTLE, uma competição de dança urbana com “batalhas” em cinco estilos e que já vai na sua 8.ª edição. Para quem prefere desporto, haverá o 3ON3 Power Movement, um torneio de basquetebol em formato de três para três, semelhante ao “street basketball”.

Nas áreas do cinema e da fotografia, a ideia é “desafiar jovens cineastas, fotógrafos, laboratórios e faculdades das áreas em causa a participarem no evento”, para darem a conhecer novos “conceitos estéticos contemporâneos do panorama nacional”. Para o ano a organização quer promover um concurso para “incentivar os jovens e, assim, encontrar novos talentos”. Este ano não foi possível por falta de apoios.

Ainda dentro desta semana da juventude os participantes podem contar com atividades radicais, videojogos, demonstrações de grafitti e de escultura, pintura e ilustração, sessões de educação alimentar e laboratórios artísticos. Há, ainda, um conjunto de atividades paralelas promovidas por associações parceiras, como oficinas, workshops e concertos, assim como apoio à escolha vocacional.

Newcomers Week: “Uma viagem de experiências”

Carla Maia conta que havia a ambição de “criar uma iniciativa inovadora”, juntando vários “eventos que refletissem o estilo de vida dos jovens”, tudo a acontecer no mesmo local.
O resultado desejado seria “uma viagem de experiências”.

O evento quer servir de “referência, inspiração e motivação a toda a juventude presente”, até porque o tema este ano é “beliefs”, ou seja, crenças. “Queremos que os jovens acreditem em si e no futuro. Queremos dar outra visão da realidade”, diz a organizadora, sobre os tempos atribulados que vivem os jovens que procuram emprego.

A organização conta que a Newcomers Week receba cerca de 40 mil visitantes e espera “captar a atenção” dos jovens para esta iniciativa, “importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, afirma Carla Maia.

Os horários podem ser encontrados no site do evento, que decorre de 24 a 29 de abril na Exponor, no Porto. A entrada custa dois euros.