As capitais da cultura e juventude receberam, entre o dia 14 e 22 de abril, modalidades como Atletismo, Andebol feminino, Escalada, Hóquei em patins, Rugby 7 masculino e Taekwondo. Numa semana marcada pelo trabalho de equipa e pela disputa inter-regional, os cerca de 120 estudantes da UP conseguiram trazer 16 medalhas de ouro, 8 de prata e 9 de bronze, perfazendo 33 medalhas.

O “feito histórico”, como é visto pelo Gabinete Apoio ao Desporto da Universidade do Porto (GADUP), foi conseguido com “muito trabalho ao longo do ano”. Miguel Monteiro, responsável pelo gabinete, considera que a semana correu “lindamente” e elogia o “fantástico desempenho” dos atletas.

O responsável, que acompanhou comitiva, considera que o número de medalhas reflete a excelência dos estudantes. Miguel Monteiro destaca o facto dos atletas conseguirem ter sucesso nos estudos e ainda excelentes resultados na atividade desportiva, quando representam a “maior universidade portuguesa”.

Miguel Monteiro mérito não só aos atletas, mas também a toda a equipa técnica que desenvolveu um trabalho continuo ao longo dos anos. Já a pensar no próximo ano, o responsável promete esforço máximo para conseguir obter mais medalhas para a Universidade do Porto.

Desporto Universitário não é só para estudantes da FADEUP

Apesar da evidente ligação entre a prática de desporto universitário e os alunos da faculdade de desporto, as 33 medalhas conquistadas têm a assinatura de várias faculdades.

Miguel Monteiro afirma que há, de facto, modalidades com grande representação por parte dos alunos da FADEUP, mas há outras em que não têm um único aluno desta faculdade, salientando que, nas equipas da universidade, estão “representadas todas as faculdades”.

O responsável não deixa, mesmo assim, de convidar todos os estudantes a participar e a juntarem-se às várias modalidades que o gabinete oferece no seu site.