O Fest, Festival Internacional de Cinema Jovem, vai realizar-se, este ano, entre os dias 1 e 8 de julho, em Espinho. O evento feito por jovens e para jovens visa promover o trabalho de criadores de todo o mundo e abrir as portas a novos talentos na área do cinema.

Em exibição, no Centro Multimeios de Espinho, vão estar filmes de jovens realizadores, que disputam as categorias de ficção, documentário, experimental e animação. Para além da competição oficial, o festival tem também uma vertente educacional, com o Fest Training Ground, uma formação para jovens entusiastas e realizadores de cinema, que junta vários especialistas da indústria cinematográfica.

Ao longo da semana, os participantes do Training Ground, que conta em 2012 com a sua 4.ª edição, vão puder assistir a mais de 20 formações de várias áreas como edição, imagem, luz, som ou produção. Filipe Pereira, diretor do festival, considera o Training Ground o “maior evento de formação de cinema a nível mundial”, onde é possível abordar todas as áreas relativas à sétia arte.

Filipe Pereira conta com cerca de 400 participantes no Fest Training Ground, metade dos quais estrangeiros. O diretor justifica estes números, explicando que a promoção do festival é feita além-fronteiras, quer através da Rede Europeia de Cinema Jovem, quer em vários festivais e escolas de cinema. “Mas a principal fonte de divulgação do evento é a experiência das pessoas que cá vem, que, quando voltam, trazem amigos consigo”, acrescenta.

Este ano, o evento já confirmou a presença de Martin Walsh, editor britânico que tem o seu cunho em filmes como “V de Vingança” e “Chicago”, com o qual ganhou um Óscar em 2003, na categoria de melhor edição. O compositor digital português, Sandro Henriques e Guillaume Schiffman, diretor de fotografia do filme “O artista”, também vão passar por Espinho, assim como Laurence Bennett, Scandar Copti, e Guillermo Garcia Ramos.

Para além dos participantes puderem mostrar os seus trabalhos e alargarem a sua formação, o Fest permite, também, encontrar um produtor ou financiador para os projetos apresentados. Os jovens inscritos podem expor os seus filmes e ideias finais no Fest Pitching Forum, onde podem arranjar financiadores para projetos futuros.

Surf em destaque no Fest 2012

Uma das novidades do evento deste ano é o Fest WAVE, uma sessão não competitiva dentro do evento, que projetará apenas filmes relacionados com a temática do surf. A transmissão será realizada na praia de Espinho, um dos locais preferidos dos aficionados desta modalidade. Além disso, é esperada também uma mostra de filmes relacionados com a música, além de uma dia totalmente dedicado à família, com um programa direcionado a um público infantil.

Quanto ao certame, este ano espera-se cerca de 80 a 90 curtas-metragens e 20 longa-metragens em competição, com um número de espetadores a rondar os 12 mil, nesta que será a 7.ª edição do festival.

Pelo evento já passaram nomes como David Macmillan, vencedor de 3 Óscares de melhor Edição de som, ou Tom Stern, o diretor de fotografia de grande parte dos filmes de Clint Eatwood, como “Million Dollar Baby” ou “Grand Torino”. Os bilhetes para cada sessão do festival custam 1,5 euros para estudantes e detentores de cartão jovem e 2,5 euros para os restantes.

Notícia atualizada às 10h12 de 7 de maio de 2012