É já amanhã, sábado, que acontece, nos jardins do Palácio de Cristal, o Flea da Troca. Um dia pensado para todos aqueles que queiram participar num mercado ao ar livre onde podem comprar, vender e trocar objetos.

Este mercado surge no seguimento do Flea Market, o projeto que deu início a uma série de mercados ambulantes que, todos os meses, acontecem pela cidade do Porto. No entanto, este mês, decidiu-se que o “sistema” de troca de bens será o ponto mais importante da atividade, até porque “a troca não é uma atividade muito praticada” em portugal, explica Ana Neto, da Sociedade Portuense Outras Tendências (S.P.O.T), que promove o evento.

“Achámos que poderia ser interessante a troca de objetos, visto que cada mês abordamos um tema diferente”, diz Ana Neto. O evento está ainda inserido dentro da programação do dia do livro e da iniciativa “Troque”, promovida pela Câmara Municipal do Porto e que pretende, durante esta semana, que as pessoas troquem livros em diferentes pontos da cidade.

Contudo, tanto vendedores como visitantes do evento podem levar o que quiserem para trocar, desde que esteja em condições para o efeito. “Queremos que os vendedores tenham uma secção da sua banca para a troca direta”, garante. “Também convidamos os compradores para que tragam um objeto que seja propício para troca”, afirma Ana Neto, ao mesmo que adianta uma vantagem da iniciativa. “Em vez de pagarem com dinheiro, as pessoas podem oferecer o seu objeto”, diz.

O projeto Flea Market faz três anos em maio. Ana Neto lembra que “há mais de uma ano que temos casa cheia”. Ainda assim, este mês acredita que terão a ajuda de S. Pedro para que as trocas do mercado ambulante sejam ainda melhores. O Flea da Troca começa às 15h00 e termina pelas 19h00.