Um grupo de profissionais das áreas da saúde e das artes mobilizaram conhecimentos para a concretização de um objetivo: o combate à exclusão social que adota a arte como um instrumento de comunicação. Assim nasce, em 1994, o Espaço T, Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária que é, desde de 1998, uma Instituição Particular de Solidariedade Social.

Apesar de ser uma instituição premiada e avaliada em 1 milhão de euros, a associação tem uma dívida de 150 mil euros. Como tal, Jorge Oliveira, fundador e presidente do Espaço T, em carta aberta, pede “a todos” um donativo de um euro para saldar a dívida. Uma forma para que a associação “possa continuar a sonhar e ajudar a criar mais sorrisos”, garante.

Na carta aberta é explicado que o Espaço T deve 70 mil euros ao Estado, aos quais acrescem mais 80 mil euros de despesas das obras na sede do Porto e da filial na Trofa.

Ainda assim, o presidente do Espaço T garante ao JPN que “a solução não passa só pela campanha de 1 euro”. Jorge Oliveira garante que “é muito bom ver a sociedade a apoiar-nos”, mas lembra que também é necessário “reduzir custos com o pessoal” e entrar em contacto direto com o governo.

Jorge Oliveira garante não ter qualquer dúvida que 2012 é o pior ano da crise do país e do mundo. No entanto, espera que dentro de um mês a situação a dívida soldada e que o Espaço T continue “com a força que sempre teve”.