O estudo foi realizado em março deste ano e revela que 88% dos participantes no inquérito se mostraram “muito satisfeitos” com as suas férias em Portugal. 87% afirma querer voltar nos próximos três anos e 40% revela ainda que a viagem a Portugal excedeu as expectativas.

O estudo compreendeu 600 entrevistas feitas a turistas de Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Holanda, Irlanda e Brasil nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal.

As paisagens, as praias, os monumentos e museus e a gastronomia são destacados pela positiva pelos turistas, ao contrário dos serviços de saúde e do custo de vida, que registam níveis de satisfação a 50%.

Lisboa e Porto são as cidades mais visitadas pelos estrangeiros. A capital é mais procurada por espanhóis, holandeses e brasileiros, enquanto os franceses preferem a cidade portuense. 78 % dos inquiridos afirmam preferir alojamentos mais qualificados onde permanecem, em média, seis noites.

A Internet é o meio mais impulsionador da escolha de Portugal como destino de férias (33%), seguindo-se a recomendaão de conhecidos, amigos ou familiares (25%). 54% dos turistas questionados afirmam que o clima e a paisagem condicionaram a decisão final.