Tal como em 2004, sob o comando de José Mourinho, o FC Porto voltou a festejar o campeonato no “sofá”. O Benfica empatou frente ao Rio Ave (2-2) e antecipou os festejos do 26.º campeonato da história do FC Porto. Os dragões aproximam-se cada vez mais do número de títulos do Benfica – 32 campeonatos. Se a contagem incluir os 30 campeonatos do Porto, conquistados entre 1914 e 1947, e os quatro campeonatos de Portugal, alcançados entre 1921 e 1937, o FC Porto chega ao seu 101.º título oficial.

Numa altura em que ainda se festejam os 30 anos de Pinto da Costa na presidência do clube, fica o registo dos 57 títulos conquistado em igual período – mais de metade dos títulos conquistados nos 118 anos de história do clube portista. O carismático e polémico presidente cimenta, assim, o título de dirigente desportivo com mais títulos no mundo inteiro.

Hulk esteve em 24 dos 62 golos do Porto

No total dos 28 jogos que disputou, o FC Porto fez 427 remates, dos quais 184 foram à
baliza. Uma eficácia na ordem dos 14% faz do FC Porto o melhor ataque do campeonato português, com 62 golos e uma média de 2,21 golos por jogo, exatamente os mesmos números do rival Benfica.

Dos 62 golos marcados, 10 foram concretizados por jogadores que Vítor Pereira fez entrar no decorrer das partidas. O treinador portista conquista o 3.º título da carreira, depois da Supertaça desta época (2-1 frente ao Vitória de Guimarães) e o Campeonato Nacional de Juniores C – conquistado ao serviço das camadas jovens do FC Porto em 2004. O ex-adjunto de André Villas-Boas tornou-se no 17.º treinador a ser campeão pelo clube portista.

Um dos jogadores em destaque no FC Porto é sempre Hulk. Com os dois golos no estádio dos Barreiros, Hulk passou a ser o melhor marcador dos dragões no campeonato, com 14 golos, sendo apenas ultrapassado pelos 19 de Cardozo e pelos 18 de Lima. O brasileiro é também o jogador com mais assistências da prova, com 10 passes para golo. Há 4 anos no FC Porto, Hulk é responsável por 50 golos e 40 assistências nos 94 jogos em que alinhou para o campeonato português.

Uma das melhores defesas da Europa

É na defesa que os “dragões” fazem a diferença nesta época. O FC Porto apresenta-se, também, como a melhor defesa do campeonato, com apenas 17 golos sofridos. A média de 0,61 golos sofridos é apenas ultrapassada pelo Varzim, no que toca às provas nacionais. Os “dragões” conseguiram ainda manter as suas redes imaculadas em 17 dos 28 jogos disputados.

O FC Porto tem apenas uma derrota nesta edição da Liga Zon Sagres – na deslocação a Barcelos, onde perdeu por 3 bolas a 0 -, o que o torna a 8.ª equipa – empatada com vários outros emblemas – com menos derrotas na Europa. Considerando as principais ligas europeias, apenas a Juventus, líder do campeonato italiano sem nenhuma derrota, consegue ultrapassar o FC Porto neste “top”.

Em termos de infrações, o FC Porto é, estranhamente, um dos clubes portugueses com menos faltas sofridas (338), tendo cometido 378 faltas. Os dragões mantêm-se discretos na tabela disciplinar, com 77 cartões amarelos e 5 cartões vermelhos – dos quais 2 foram diretos. Já no que toca aos foras-de-jogo, o FC Porto apresenta-se no 4.º lugar da “classificação”, com 79 situações de “offside” assinaladas.