Costas Karageorhis, um investigador britânico da Universidade de Brunel especialista em efeitos da música no desporto, defende que ouvir música enquanto se corre pode aumentar a performance da corrida em 15 por cento.

As investigações feitas em maratonas realizadas no Reino Unido revelaram que os atletas sentiram que correram mais depressa e que aguentaram mais tempo porque ouviram música durante todo o percurso. Karageorhis afirmou que a música pode, assim, ser considerada uma “droga legal para os atletas”.

No seu livro mais recente, o investigador acrescenta ainda que a influência da música depende da velocidade a que o atleta corre, isto é, quanto mais depressa o atleta correr, menor vai ser a influência da música no seu desempenho.

Na notícia avançada pelo “The Guardian”, Costas Karageorhis revela que, se o atleta ouvir uma lista de músicas selecionadas por ele mesmo, a influência da música na performance vai ser maior dada a influência pessoal das músicas na pessoa que corre.

Apesar desta influência comprovada da música nos atletas, o investigador adianta que, tal como nas drogas comuns, o efeito se vai perdendo ao longo do tempo.