De 3 a 9 e de 15 a 20 de maio, o Teatro de Marionetas do Porto (TMP) vai regressar com “Frágil” ao palco do auditório do Balleteatro.

Em entrevista ao JPN, Isabel Barros, diretora artística do TMP, revela que este é um espetáculo “muito especial, uma vez que tem pouco texto e o universo é todo constituído à base de caixas”.

As caixas de cartão são o elemento principal do espetáculo e o nome “Frágil” inspira-se no conjunto de características que normalmente é associado ao objeto. “As coisas que estão dentro das caixas às vezes são coisas que podem quebrar, que têm de ser tratadas com muita sensibilidade”, defende Isabel Barros.

Workshop para crianças

A par da apresentação de “Frágil”, o Teatro de Marionetas do Porto lança um desafio às crianças e jovens dos 6 aos 16 anos, que passa pela possibilidade de experimentar o palco. De acordo com Isabel Barros, “No mundo frágil” os participantes vão “poder habitar o espaço onde o espetáculo é feito e criar através de materiais que estão presentes no espetáculo, nomeadamente as caixas”.

Através deste processo de criação, as crianças e os jovens inscritos no workshop são motivados a dar asas à imaginação. “O workshop serve para motivar os jovens a transformar coisas em casa ou com os amigos. No fundo, pretendemos que a imaginação ganhe formas. Ela está muito presente nos miúdos e, muitas vezes, não está visivelmente presente porque não há oportunidade de a trabalhar”, refere.

O workshop decorre para o público em geral a 5 e 19 de maio, às 10h00, e para grupos escolares de 3 a 9 e de 15 a 20 do mesmo mês, durante a tarde, exigindo marcação prévia.

O espetáculo “Frágil” sobe ao palco do auditório do Balleteatro aos sábados e domingos, pelas 16h00, e para os grupos escolares de terça a sexta-feira, às 10h30 e 15h00.