A serenata, a missa da benção das pastas e o cortejo são as atividades que mobilizam mais meios de transporte, além das noites no Parque da Cidade do Porto. De metro, comboio ou autocarro, são muitas as opções para fugir ao trânsito e às ruas cortadas, comuns nesses dias.

Metro

O Metro do Porto terá duas noites sem parar na semana da Queima da Fitas. A seguir à serenata, no sábado, 5 de maio, e a seguir ao cortejo, na terça, dia 8, as linhas funcionarão toda a noite, à exceção da linha E (violeta) com destino ao aeroporto. As paragens Faria Guimarães, Salgueiros, Heroísmo e Nau Vitória estarão encerradas durante o funcionamento noturno das estações.

Na noite da serenata, o transbordo das linhas B (vermelha) e C (verde) deve ser feito na estação Senhora da Hora, de onde partirão, com relativa frequência horária, veículos com destino ao ISMAI e à Povoa de Varzim. A partir das 06h00 de domingo, o funcionamento voltará a ser regularizado.

Entre as 09h00 e o início de tarde de domingo, a rede será reforçada para garantir o acesso à avenida dos Aliados, uma vez que o trânsito estará cortado nessa zona, devido à missa de Bênção das Pastas, a realizar-se pelas 11h00.

No dia do cortejo, o metro será reforçado a partir das 14h00, com capacidade máxima em todas as linhas a partir das 16h00 e com todos os veículos em modo duplo e maior frequência em toda a rede, toda a noite, até ao Queimódromo.

No restantes dias, até 13 de maio, o reforço será menor mas ainda assim existente. As partidas serão até à 01h00 com frequência de 10 em 10 minutos na linha A (azul), sendo que começa a circular sempre às 05h00.

Para quem pretende chegar ao Queimódromo, o andante deve estar carregado para a zona Z3 e, para a zona dos Aliados, deve ser carregada com a zona Z2. A metro do Porto aconselha vivamente o carregamento antecipado dos títulos para evitar filas.

Autocarro

A STCP terá os habituais autocarros da Queima, completamente gratuitos, a efetuar o trajeto até ao Queimódromo. Para os estudantes residentes na Baixa, o autocarro tem paragem na Trindade.

No dia da serenata, este autocarro começa a circular às 00h00 e, nos restantes dias, às 22h00. Terão uma frequência de chegada entre os 12 e os 20 minutos, à exceção do dia do cortejo, em que deverão ter uma frequência de 10 em 10 minutos. Na circular Areosa – Matosinhos, a frequência vai oscilar entre os 15 e os 20 minutos. A circular de autocarros a partir da Trindade tem termo às 07h20, assim como a circular Areosa – Hospital São João.

Comboio

A CP reforçou a frequência de comboios para domingo, dia da missa da Bênção das Pastas e para terça feira, dia do cortejo. Além de maior frequência, serão mais os lugares disponíveis nas linhas Braga, Guimarães, Caíde e Aveiro. Serão mais 7.500 os lugares que completam um total de 41 mil lugares à disposição dos estudantes e suas famílias.