No próximo sábado, dia 5 de maio, não há motivos para não se sair de casa. A STCP comemora 140 anos da inauguração da primeira linha de carros americanos no Porto e o n.º 8, um raro exemplar desta época, está de volta ao percurso entre a rua Nova da Alfândega e o Passeio Alegre.

Para celebrar a data, um conjunto de veículos representativos da história dos transportes coletivos da cidade desde finais do século XIX à década de 1940/50 vai desfilar pela Linha da Marginal, entre Massarelos – Passeio Alegre – Infante – Massarelos, numa recriação de uma parte da viagem inaugural. Durante cerca de duas horas, é possível assistir ou embarcar em sete veículos e um atrelado emblemáticos da coleção do Museu do Carro Elétrico (MCE), como o carro americano n.º 8, os elétricos n.º 100, 104, 163, e o “Pipi” 373.

Música e teatro animam o público

O evento vai contar, igualmente, com a companhia de teatro Tenda de Saias, que às 16h00, vai fazer de Massarelos o palco de uma recriação histórica com a interpretação do barão da Trovisqueira, primeiro dono da concessão, do ministro das Obras Públicas, entre outras personagens.

Às 18h00, a diversão continua com uma atuação do grupo de Jazz Man Swing Machine no exterior do edifício da antiga Central Termoelétrica da Massarelos (MCE).

Os bilhetes para ingressar nos históricos carros elétricos vão estar à venda no Museu do Carro Elétrico, custando aos adultos quatro euros e às crianças 2,5 euros.

Na terça-feira, dia 15, as viagens em toda a rede de carros elétricos da STCP vão ser gratuitas, assim como as entradas no MCE.