O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura nos Países Lusófonos vai ser celebrado na cidade com a realização de eventos culturais a cargo da 10pt – Criação Lusófona, uma associação sem fins lucrativos cujos objetivos passam pela “produção e divulgação de atividades artísticas” que contribuam para o “surgimento e afirmação de novas dinâmicas culturais e sociais de âmbito lusófono”.

A ideia das comemorações é, segundo a associação, reunir a cultura de todos os povos lusófonos num único evento, que conta com apoio da Metro do Porto, do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (UP), do Instituto de Sociologia da UP e da Casa dos Reclamos.

De manhã, na estação de metro do Bolhão, será aberta uma exposição fotográfica com imagens da fotógrafa Susana Neves, que retratam várias histórias e aspetos da lusofonia. Todas estas histórias, além de resultarem em “podcasts”, fotografias, pequenos documentários, textos num site e em livro, vão ser adaptadas para uma peça de teatro com autoria do ator e encenador Miguel Pinheiro.

Com a inauguração desta Mostra de Fotografia, o coletivo 10pt – Criação Lusófona concretiza também o lançamento de “ai Maria”, um projeto de teatro, fotografia e vídeo, que conta com a participação das mulheres do centro histórico e da diáspora lusófona.

Na parte da tarde, na sede da Associação 10pt – Criação Lusófona, acontece uma “degustação de saberes e sabores”, em parceria com associações, grupos e centro de estudos lusófonos na cidade do Porto.