A campanha do Bairro dos Livros deste mês quer demonstrar que “Ler é Sexy”. Para tal, cada livreiro e alfarrabista que participa no certame, marcado para o segundo sábado de cada mês, vai oferecer desconto numa seleção dos títulos que considere mais “apaixonantes”.

Para além dos “flashes” literários, promovidos por mais de três dezenas de livrarias, a agenda desta segunda edição do Bairro dos Livros inclui atividades paralelas, que se espalham pelos 21 espaços portuenses onde vai decorrer a iniciativa. Durante o dia 12 de maio, vai ser possível aprender “Como se faz um livro?” numa oficina feita a pensar nos mais novos, assistir a uma mostra de filmes escolhidos pelo Arquivo do Cineclube do Porto, no pátio do Hotel Infante Sagres, e também apreciar alguns números musicais e de poesia, bem como participar em dois bailes. O evento conta, ainda, com o apoio de alguns cafés e restaurantes das zonas circundandes, onde os participantes podem usufruir de alguns descontos e ofertas.

A primeira edição do Bairro dos Livros foi muito bem recebida pela população portuense e ultrapassou as expetativas da CulturePrint, empresa responsável pela organização do evento. “Vieram famílias inteiras, pessoas mais velhas, ‘malta mais nova’ e até estrangeiros”, garante a diretora criativa da empresa, Inês Castanheira.

O movimento de livreiros e alfarrabistas da Baixa do Porto demorou dois anos a preparar este projecto, que surge com o objetivo de divulgar o livro e a leitura, bem como revitalizar e fomentar a cultura literária portuense, com base no conceito “Ler com prazer livros todos os dias”. A celebração começa às 12h00 e a entrada é gratuita em todos os espaços aderentes, que vão estar abertos até às 20h00.