A quinta edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano chega ao Porto na próxima quinta-feira, dia 10 de maio. Depois de já ter passado por Lisboa, pelo Funchal, por Coimbra e Guimarães, termina na cidade Invicta.

No festival, que nasceu em Portugal em 2008, vão ser apresentadas cinco longas-metragens, 11 curtas e um documentário. As obras são divididas por sete secções: Competição, Panorama, Amarcord, Focus, Ascolta, Il Corto e Il Domuntario. O certame tem ainda secções específicas com propósitos sociais e de divulgação.

Stefano Savio, membro da organização da festa e responsável pela direção artística, faz um balanço positivo das exibições do festival até agora. “Em cada cidade há um desejo, há um interesse”, destaca, acrescentando que se trata de “um cinema para todos”.

Para o Porto, Stefano Savio espera um bom encerramento. Acrescenta que é uma cidade “muito ligada à cultura” e com um bom público, e destaca também a escolha do cinema Passos Manuel como o local para a exibição das obras. A abertura vai-se dar com o filme “Corpo Celeste”. Paolo Sorrentino é um dos realizadores homenageados.

Esta obra, realizada por Alice Rohrwacher, conta a história de uma jovem de 13 anos que, depois de passar toda a vida na Suíça, regressa à Itália profunda e inicia a preparação para o crisma. Este filme está incluído no ciclo Competitiva.

Na sexta-feira, dia 11, o público vai ser presenteado com o vencedor desta quinta edição do festival: “Là-Bas” de Guido Lombardi, um romance criminal. No sábado e domingo são apresentadas, ao longo da tarde e noite, mais obras, e o festival termina no domingo com “Il Mio Domani”, de Marina Spada, um filme que aborda a solidão ao contar a história de Mónica, uma mulher que trabalha num departamento de recursos humanos.

O festival é uma parceira da associação Il Sorpasso, com a colaboração do Instituto Italiano de cultura e a Embaixada de Itália em Portugal. Os bilhetes para o festival custam 3,50 euros. O programa completo pode ser consultado aqui.