A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) promove, durante a manhã do próximo sábado, a iniciativa “Maré Humana” que promete ser a maior ação de praia de sempre. O objetivo é limpar, em simultâneo, 20 praias de todo o país com a ajuda de “todos os portugueses, dos 8 aos 80 anos, pais, filhos, avós e netos, amigos do peito e amigas do coração”, como é explicado no site do evento.

Deste modo, a inscrição prévia “não é propriamente necessária, porque todas as pessoas estão convidadas a aparecer”, explica José Archer, presidente da ABAE. Como é a primeira vez que a associação participa num evento desta envergadura, a ajuda nunca é demais, mesmo que “a maiorparte dos municípios onde se encontram as praias tenha aderido à iniciativa e ajudem, com as Eco-Escolas, na organização local”, diz o presidente.

Assim, a intervenção vai decorrer de norte a sul do país e também nas ilhas. No grande Porto, estão sinalizadas as praias do Funtão, Pedras Brancas e Pedras do Corgo em Matosinhos, mas é em Vila Nova de Gaia, na praia da Madalena Norte, que se esperam “uns milhares de pessoas a participar”, diz José Archer.

No entanto, para além de ajudar na limpeza do areal, vai ser possível participar num conjunto de atividades que serão realizadas toda a manhã. Um dos momentos mais importantes da iniciativa será o cordão humano em terra e no mar com o apoio da organização internacional “Hands Across the Sand“.

A ideia é repetir e melhorar o evento

Para este ano, o evento conta com o apoio logístico da BUONDI e com o voluntarismo de escuteiros, surfistas, estudantes e cidadãos, mas José Archer admite que “vinte praias é um número bastante ambicioso, porque há uma logística complexa em que tudo tem de funcionar em simultâneo numa manhã”.

Ainda assim, tal como “o projeto foi surgindo e crescendo”, também há a expetativa de que a iniciativa seja um sucesso. Para além disto, o tempo parece querer ajudar e “depois da chuva as pessoas devem estar com vontade de ir até à praia”, afirma José Archer.

Deste modo, a ideia é, “cada ano, repetir e melhorar o evento” com um número crescente de praias, diz o presidente da ABAE. A associação atribuiu este ano cerca de 275 bandeiras azuis, mais cinco do que no ano passado, mas o objetivo desta iniciativa passa, assim, por promover um movimento anual de limpeza do litoral português.