O Orfeão Universitário do Porto (OUP) reagiu hoje, terça-feira, em carta aberta, aos incidentes com o Conselho de Veteranos na noite da Monumental Serenata, para afirmar que considera um recurso à justiça a fim de resolver as “graves ofensas à integridade física e moral” a que os seus membros foram sujeitos. Além disto, o Orfeão pretende obter, por parte da Reitoria da Universidade do Porto, uma posição em relação aos acontecimentos.

Esta é a tomada de posição por parte do Orfeão aos desacatos de sábado à noite que, segundo o OUP, tiveram lugar depois de o Grupo de Fado Académico da Universidade do Porto (GFAUP), integrante do Orfeão, “ter sido convidado, de ter realizado ensaios e testes de som em palco e, sem que nada o fizesse prever, impedido de chegar a palco e de atuar na Serenata Monumental do Porto”.

Em entrevista ao JPN, Rui Araújo, presidente do OUP, já havia contado esta versão da história e adiantou que “lhe chegou aos ouvidos” que o “Dux” do ISEP agrediu membros do Orfeão. No entanto, na mesma altura, Américo Martins, “Dux veteranorum” da Academia do Porto, descreveu uma situação inversa. Deste modo, o “Dux” afirmou que quem começou os desacatos foram os orfeonistas que agrediram o responsável máximo pela praxe no ISEP.

Os desentendimentos na noite da Monumental Serenata motivaram agressões físicas e fazem agora o Orfeão ponderar um recurso aos tribunais e pedir uma posição à Reitoria da UP. No entanto, o OUP também reitera na carta que pretende “cessar qualquer tipo de conversações ou contacto futuro com a FAP, enquanto os seus interlocutores forem o grupo Conselho de Veteranos”.

OUP denuncia ameaça na madrugada de hoje

Ainda assim, na carta aberta publicada no seu site, o OUP afirma ainda que, na madrugada de hoje, foi “uma vez mais importunado pelo grupo Conselho de Veteranos à porta da sua sede, numa clara e manifesta ação de intimidação”.

Esta situação foi denunciada diretamente pelo Orfeão que, garante, “tem vindo a ser constante e reiteradamente ameaçado pelo grupo Conselho de Veteranos”.

Notícia atualizada às 21h41 de 8 de maio de 2012