De acordo com dados divulgados esta quarta-feira pela Comissão Europeia, 54% das reclamações feitas pelos países europeus são a produtos “made in China”. Os dados dão ainda conta de uma subida das reclamações feitas pelos países europeus, o que significa que o sistema Rapex está a funcionar. A Comissão Europeia acrescentou, ainda, que a maior eficácia do sistema permitiu que os produtos perigosos fossem detetados mais cedo e, consequentemente, mais rapidamente retirados do mercado.

Os países mais ativos no sistema de deteção perigosos foram Espanha, Bulgária, Hungria, Alemanha e Reino Unido. Em 10.º lugar surge Portugal, com um aumento de 37 notificações desde 2008. Os produtos feitos em Portugal representam apenas 1% das reclamações apresentadas.

Os artigos com mais notificações feitas foram o vestuário e textéis, pelo risco de estrangulamento e irritação. Os brinquedos foram o segundo tipo de objetos mais reclamados, seguindo-se os veículos a motor, os eletrodomésticos e os cosméticos.