O programa da 9.ª edição do Serralves em Festa foi esta quarta-feira apresentado em conferência nas instalações da fundação. O maior festival de expressão artística contemporânea em Portugal, e um dos maiores da Europa, vai contar com 40 horas consecutivas

O evento vai ter lugar nos próximos dias 2 e 3 de junho, durante 40 horas consecutivas, com a apresentação de mais de 220 projetos diferentes e atividades pensadas para todas as idades.

Das 08h00 de sábado, 2 de junho, até à meia-noite de domingo, dia 3, vão ser apresentados projetos das áreas da música, performance, improvisação, dança contemporânea, circo contemporâneo, teatro, cinema, vídeo e fotografia.

Festa fora de Serralves

Além das iniciativas apresentadas nas instalações de Serralves, o evento tem também agendadas apresentações fora de portas. O Aeroporto do Porto será um dos palcos da festa, com a apresentação de “Mono, o Macaco Ambulante”, da companhia de teatro de marionetas holandesa Electric Circus. Nos dias 1 e 2 de junho, a festa chega às ruas da cidade numa parceria com o projeto Manobras no Porto. “Monopólio”, de Mariana Baelar, vai ser o projeto apresentado no Campo Mártires da Pátria e, no largo de Miragaia, é apresentado “O Baile”.

Destaque para a música

A música é a área que mais espaço ocupa no Serralves em Festa. Os grandes destaques deste ano são o projeto “Oh Brass on the Grass Alas”, do norte-americano Alvin Curran, que envolve 300 músicos portugueses, a European Movement Jazz Orchestra (EMJO), um grupo europeu de jazz formado por jovens da Alemanha, Portugal e Eslovénia, e o trio Malus, de Nate Wooley, Hugo Antunes e Chris Corsano.

Também na área da música, destaque ainda para “The Crystal Ark”, de Gavin Russom, e para “Batida”, ambos apresentados na noite de 2 para 3 de junho, na Festa do Prado.

Na área da dança contemporânea, destaque para a estreia da peça de dança “O Baile”, de Aldara Bizarro, com partitura de Artur Fernandes, e a apresentação de “Accords”, do suíço Thomas Hauert e da sua Companhia ZOO, que também vão apresentar uma improvisação na Casa de Serralves, em conjunto com Chris Corsano. Há ainda tempo para “Duo para um Bailarino e uma Escavadora”, da companhia francesa Beau Geste.

O circo contemporâneo também vai ter o seu espaço no Serralves em Festa. Nesta área, a companhia Mandigue, da Guiné-Conacri, apresenta o espetáculo “Foté Foré”, no qual participam dezenas de acrobatas e bailarinos.

Na performance, a 9.ª edição deste evento levado a cabo pela fundação destaca-se a participação de Los Torreznos, que trazem até Portugal quatro projetos diferentes, sempre na fronteira entre a performance e o teatro experimental e com uma profunda vertence social e política.

A dupla de músicos-palhaços Bibeu&Humphrey, “Histórias suspensas” da companhia Radar 306º, “O Teatro mais pequeno do mundo” do britânico Graeme Pulleyne e o espetáculo “Desayuno Fragil” da companhia espanhola La Casa Incierta, são os pontos altos na área do Teatro.