Chama-se BlackBerry Screen Reader e é uma aplicação de software gratuita, desenvolvida pela Research in Motion (RIM), que vai facilitar a utilização dos smartphones por pessoas cegas ou com limitações visuais, através de um output áudio que “lê” a informação visível no ecrã.

Para Greg Fields, Senior Product Manager da RIM, a aplicação representa uma continuidade do esforço da empresa em apoiar utilizadores com limitações. “O BlackBerry Screen Reader ajuda os utilizadores com limitações visuais a manterem-se ligados às pessoas e à informação que mais lhes interessa”, explica.

Recorrendo a esta aplicação, os utilizadores podem, por exemplo, aceder às principais aplicações do smartphone, como email, calendário, chamadas telefónicas, entre outras. Também é possível configurar as definições de texto-para-diálogo, controlando o volume, a velocidade e o tom de voz da aplicação, assim como a pontuação, verbos e password de segurança e associar as preferências do discurso e de áudio a teclas de atalho.

O BlackBerry Screen Reader pode ser descarregado gratuitamente e está disponível para os modelos Curve 9350, 9360 e 9370 em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol.