A 12 de maio, sábado, o Auditório de Espinho recebe Mandrax Icon e Noiserv, a abrir a edição de 2012 do Festival Tonalidades. A novidade vai ser a atuação quase simultânea dos artistas, com a abertura do foyer do auditório como novo palco. Na noite do dia 19, no sábado seguinte, os concertos continuam com Jigsaw e Osso Vaidoso.

O objetivo do festival é “apresentar artistas em ascensão do panorama independente nacional”, como explica André Gomes, do Auditório de Espinho. “É um festival que tem, sobretudo, a intenção de provocar descoberta e surpresa no público”, pela pouca popularidade das bandas em cartaz, explica. Segundo André Gomes, o público tem vindo a reconhecer este evento como uma forma de divulgação da música produzida em Portugal e “confia no festival” para o fazer.

Noiserv e Mandrax Icon compõem o cartaz para o primeiro dia do festival. David Santos, o protagonista de Noiserv, pode comparar-se a um “one man band” da nova música portuguesa, atuando apenas com um vasto leque de instrumentos musicais. Mandrax Icon é o projeto de Márcio da Cunha, que vai apresentar o seu disco de estreia, uma combinação entre o folk e os blues.

A organização está confiante de que o festival vai ser bem sucedido. “Esperamos sempre sala cheia por princípio” explica André Gomes, “embora tenhamos a noção que este tipo de artistas não terão chegado ainda a todo o público”. Para já, as vendas justificam o optimismo.

O preço dos bilhetes variam entre os sete euros, para um dia, e os dez euros para os dois dias do festival. As reservas podem ser feitas online no site do Auditório de Espinho.