A cidade de Matosinhos vai receber, uma vez mais, as festas do Senhor de Matosinhos, que se iniciam amanhã, sexta-feira. A romaria, que celebra a mais antiga imagem de Cristo crucificado em Portugal (datada do século XII), decorre 51 dias depois da Páscoa e dura três semanas.

Durante as festividades, a A Igreja Bom Jesus de Matosinhos é ornamentada com flores em honra da imagem e a população visita o espaço, aproveitando para comer farturas, bifanas e cachorros nas barracas circundantes, beber ginga nos espaços regionais ou desafiar a gravidade nos carrosséis mais “radicais”. Este ano, a organização espera que passe pela cidade um milhão de pessoas em romaria.

A inauguração das iluminações e a estreia da Ópera “Rainha Louca”, no Cine Teatro Constantino Nery, marcam o início das festas, já este fim de semana. A Casa da Juventude de Matosinhos promove também um workshop de grafitti e o Palco das Festas encerra a noite de sábado com uma “Hip Hop Session”.

Para marcar o Dia Internacional dos Museus, no dia 18, o Museu da Quinta de Santiago mostra a cascata gigante e o ateliê de barro, com visita guiada. O festival internacional de tunas académicas Cidade de Matosinhos sobe ao palco das festas nessa mesma noite.

Os amantes de romarias podem, ainda, aproveitar o Arraial no Museu Quinta de Santiago, dia 25 de maio, com a visita à cascata, marchas populares e jogos tradicionais.

A tradição que faz frente à crise

Outra tradição do Senhor de Matosinhos, que se celebra desde o século XVIII, é aproveitar para comprar louça tradicional nas barraquinhas da Feira da Louça. Apesar da conjuntura, Luís de Sousa, comerciante, diz não ter medo da crise, pois “quem vem passear pelas ruas, vai pondo o olho e acaba sempre por comprar”. Já a comerciante da tenda ao lado discorda. “Todos os anos digo que não vale a pena o esforço de vir para cá vender, que ninguém compra…mas é tradição e gostamos disto”, confessa Aurélia Trindade, feirante.

Outros aspetos tradicionais são as barraquinhas de petiscos, o artesanato em vime, o parque de diversões e o fogo de artifício. A organização do evento propõe, ao longo de quase três semanas, concertos, tasquinhas de petiscos regionais e a FAMA, a feira de artesanato de Matosinhos, presente na avenida D. Afonso Henriques.

O feriado municipal é, este ano, a 29 de maio, data em que será celebrada a Eucaristia Solene do Bom Jesus de Matosinhos.